Devocional

01 – Quem é O Amor?

Leitura Bíblia: João 3

O que é o amor? Perguntam os jovens ao se descobrirem amantes de algo ou de alguém. Mas, apesar das chamas acesas em seus corações, descobrem o quão difícil é responder a esta pergunta e definir o que é o amor. O amor é fogo que arde e não se vê, disse o poeta. O amor é um verbo, disse o Pregador. Para definir o amor não devemos ir ao dicionário, disse o Teólogo. Ao toque do amor, todas as pessoas se tornam poetas, disse o Filósofo. Que tipo de amor? Perguntou o Grego. E você, o que diz? O que é o amor? Como o define?

Alguém já disse que podemos dar sem amar, mas é impossível amar sem dar – talvez, por isso, Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho (Jo 3:16). A Bíblia diz que Deus é amor (1Jo 4:8,16), portanto o amor é seu cerne, sua natureza, seu atributo essencial. Note bem que Deus não “tem amor”, Ele o é. Se o amor é a essência de Deus, qual é a essência do amor? Talvez falar de amor seja mais fácil que o sentir, mais fácil que o viver, mais fácil que o definir. Realmente, assim como Deus, o amor é extremamente difícil de limitar, de definir.

Pensando num amor que gera vida(s) só vejo o Amor com “A” maiúsculo, pois Deus é o único capaz de gerar vida(s) e por isso Ele é Amor. Porém, mais que ser amor, Ele é O Amor. Talvez a pergunta mais pertinente não seja “o que é o amor”, mas quem é o amor? Ao descobrir esse amor num ser, numa pessoa e sendo totalmente tomado por Ele, é assim que começamos a nos sentir vivos. Curiosamente é assim que começamos a gerar vida(s), em nós e através de nós, por causa dO Amor que habita em nós. Por isso, acho bem mais fácil dizer quem é o amor, pois é mais fácil identifica-Lo do que defini-Lo. Que esse Amor, com “A” maiúsculo, invada seu coração, sua mente, sua alma, suas forças e seu entendimento para que você se sinta cada vez mais vivo e passe a gerar vida(s), pelo poder do Amor que habita em ti. Que assim seja, para Honra & Glória do AMOR – amém.

Soli Deo Gloria

Pr. Mãnu Mezabarba