Devocional

02 – Aprendendo com o olhar de Jesus

E Jesus disse: “Eu também não a condeno. Vá e não peques mais”

(João 8.11b).

 

Quando nos aventuramos na reflexão bíblica e nos estudos das Escrituras, percebemos que muitas conclusões que tiramos estão relacionadas às nossas vivências. Isso não é um problema, desde que nossas reflexões não se oponham à verdade ensinada. Hoje, eu quero refletir com você a partir de uma expressão que muito me fascina e, por isso, me permitirei um toque poético, do que percebo pelo “olhar de Jesus”.

Estamos acostumados a enxergar a tristeza nos olhos das pessoas, pois, quando esta se faz presente, lacrimejam, mas nestes dias, em que necessitamos usar máscaras, nossa comunicação se dá diretamente por nossos olhares. Demonstramos a raiva, o riso, a indiferença, a malícia, enfim, tudo através dos nossos olhos. A pergunta que fica é:Será que estamos conseguindo demonstrar amor e gerar vida através do nosso olhar?

Você já conhece essa história. Uma mulher é pega em adultério e seus acusadores a levam até Jesus. Na verdade, ela é usada como bode-expiatório. O que querem, mesmo, é pegar um vacilo do Mestre. Não pouparam olhares acusadores e condenativos à mulher. Queriam ver sangue. Só enxergavam seu erro e seu pecado. Entretanto, não foi isso que Jesus enxergou. Ele viu uma mulher que precisava de perdão. E não só ela, mas todos os acusadores. É incrível, mas Jesus olha para os acusadores com compaixão também, pois, ao declarar, “que aquele que não tem pecado que atire a pedra”, concede assim a chance de enxergarem como andam suas próprias vidas.

É nesta conclusão que lhe peço licença para um teor poético. Eu imagino Jesus olhando nos olhos da mulher para dizer: “eu também não te condeno. Vá e não peques mais.” Precisamos, urgentemente, trocar nossos olhares acusativos, para um olhar de ternura, que enxerga um ou uma semelhante, tão fraco (a) como nós, que carece de amor e não de pedras. É possível gerar vida através do nosso olhar de amor! Que aprendamos com Jesus! Que Deus te abençoe.

 

Amnom Lopes

Juventude Batista Brasileira