Devocional

26 – Pra quem tem sede

O encontro de Jesus e a mulher samaritana à beira do poço envolve inúmeras lições importantes, mas quero fazer um recorte de João 4:13-14 para destacar a forma como Cristo ressignifica os lugares onde chega.

A sede nos lembra da nossa finitude, como qualquer necessidade básica ela é um aviso de que não somos autossuficientes, considerando que um ser humano só aguenta 3 dias sem água, de modo que dependemos dela e a buscamos, pois, a necessidade cobra.

Cristo nos apresenta uma nova sede e uma nova água. Ele mostra que além das necessidades físicas, as necessidades espirituais também apontam para a finitude. No entanto, encontramos nEle a saciedade, a ponto de passarmos a gerar o que antes buscávamos.

É nesse sentido que Ele diz à mulher que, uma vez bebida, aquela água se tornaria nela uma fonte a jorrar para a vida eterna. Cristo ressignifica tudo e, uma vez que bebemos do Espírito somos envolvidos por Ele, mergulhados nEle e Ele brota de nós como uma torrente que busca atingir tudo a nossa volta.

Quando nos encontramos com Cristo, não precisamos mais cavar poços, passamos a ser fonte. Não somos mais apenas consumidores, somos geradores. Não precisamos mais buscar ao longe pois Deus passa a habitar dentro de nós, não mais apontando a finitude, mas nos guiando para a eternidade.

David Dias
Primeira Igreja Batista em Mariléa