Devocional

28 – O Deus que chora

“Jesus chorou.” João 11:35

Chorar é uma atitude extremamente humana e não ligamos essa expressão a quaisquer divindades que idealizamos. É difícil imaginarmos um deus chorando, mas o Deus verdadeiro expressou a sua dor diante do nosso sofrimento.

Questionado pelas mesmas palavras de duas irmãs a quem tinha muita consideração, Cristo teve dois posicionamentos diferentes. À primeira, Marta, fez lembrar da sua natureza divina (Jo 11.25) e ela reconheceu isso (Jo 11.27); mas à segunda, Maria, demonstrou sua humanidade, pois “quando a viu chorar (…) moveu-se muito em espírito, e perturbou-se” (Jo 11.33).

“Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés” (Jo 11.32) e isso mudou a postura do Mestre, que, como Deus, não rejeita ao coração quebrantado.

O Senhor atendeu ao clamor de Maria e respondeu aos questionamentos de Marta, Lázaro estava de volta aos seus braços. Aquele que é 100% Deus, mas também é 100% homem não pode negar quem Ele é.

Assim como Lázaro, “quando ainda estávamos mortos em transgressões” (Ef 2.5) “Deus (…) nos amou” (Ef 2.4), trazendo vida, e vida verdadeira. Ele é alguém que transforma choro em esperança, tristeza em alegria, morte em vida; foi assim com Lázaro, mas também comigo.

 

Hugo Campos
Coord. Teen Brasil – JBB