Devocional

30 – Providenciem vocês o alimento

“… viu uma grande multidão e teve compaixão dela, pois eram como ovelhas sem pastor.”

Marcos 6.34

Leitura Bíblica: Marcos 6.30-44

Jesus, cansado, chama Seus discípulos (os doze), para se retirarem a um lugar sossegado para repor as energias, mas a multidão percebe a movimentação e vai atrás. O que acontece a seguir é incrível, mas perceba que tudo começa com o “olhar de compaixão” de Cristo, que enxergou as necessidades da multidão.

Jesus é assim. Ele nos vê e nos trata por completo. Mas, o que é tão incrível que acontece a seguir? Eu ainda não estou falando do milagre, e, sim, da conversa do Mestre com Seus discípulos.

Este é o único milagre relatado nos quatro Evangelhos, o que o torna extremamente rico de informações e especial. Contudo, quero me apegar a frase dita por Jesus a Seus discípulos quando os mesmos o aconselham a despedir a multidão. Jesus declara: “Providenciem vocês mesmos alimento para eles.” Diante dessa palavra, quero destacar dois ensinamentos que me saltam aos olhos.

O primeiro, é que diante de nós também há uma multidão carecendo de alimento e de outras necessidades. A cidade continua sendo o nosso maior desafio enquanto Igreja. Jesus olha para as multidões com compaixão e nós precisamos deste mesmo olhar atencioso. O segundo, é que a responsabilidade da continuidade dos sinais é nossa! Se outrora o mestre mandou os doze alimentá-los, hoje, nós que somos seus discípulos precisamos assumir a responsabilidade por Sua obra. Não há espaço para desculpas no Reino.

Finalizando este pequeno escrito percebo muitas semelhanças entre nós e os doze. Muitas vezes afirmamos que não podemos fazer pela falta de recursos, e estes versos nos lembram que o dono da obra é Ele! É Ele que tem todo o poder e que faz a multiplicação do alimento, e é por Graça, que nos permite fazer de Sua obra. Existe uma multidão perto de nós, e a responsabilidade da continuidade dos sinais é da Igreja. É nossa! Assim como Cristo, amar e gerar vida! Que Deus nos abençoe.

 

Amnom Lopes
Juventude Batista Brasileira