Conteúdo Extra

RECOMEÇAR COMO ATO DE CORAGEM!

Confesso que quando eu soube do tema um misto de coisas veio à mente, pois refletir sobre esse tema tão importante nós faz olhar para nossa construção até o presente momento e entender que o ponto que ele precisa de um renovo, por isso precisamos recomeçar. Porém o tema também me toca de uma forma muito especial, e sobre isso que desejo dialogar nesse texto com vocês.

Em dezembro do ano passado eu e minha família tivemos um grande baque, perdemos meu pai, não para a covid-19 mais sim por um infarto. Foi doído, tem sido doído. Um tempo sombrio pairou sobre minha casa, meu pai tinha muitos planos e sonhos, meus pais tinham muitos projetos para realizarem juntos, afinal aos 58 anos e 28 de casado ele ainda estava jovem em todos os sentidos. Porém, Deus o julgou ser muito bom (era mesmo)  e resolveu toma-lo para si. Tempo de luto!

Sabe pessoalmente perder meu pai foi complicado, pois ele era meu conselheiro e pastor, o vazio que ele deixou em minha vida foi enorme. Porém minha vida precisava seguir mesmo ainda em luto eu precisava seguir. E depois de um trauma desses seguir e difícil, pois tudo se faz lembrar na pessoa perdida.

Nesse momento eu entendi que eu precisava Recomeçar a partir dessa nova configuração familiar. Se tiver algo que eu posso te afirmar sobre recomeços é que eles são difíceis, porém extremamente necessários!

O livro de êxodo é um livro voltado para pensar o recomeço de um povo através do cumprimento de uma promessa, ocupar a terra prometida.  Já no livro de Jó temos também um ponto de recomeço, após todo o sofrimento e perdas que Jó passou Deus concede o privilegio dele recomeçar novamente. Poderia citar a história de Rute e sua sogra Noemi, elas também tiveram em Deus o privilegio de recomeçar, assim como eu posso citar cada um dos discípulos de Jesus, pois todos eles tiveram recomeços proporcionados por Deus.

Sabe por toda a bíblia temos historias de recomeço, pois recomeço é uma especialidade de Deus. Mais como eu te falei mais cedo, eles não são fáceis, são difíceis, porém profundamente necessários. A necessidade dos recomeços se da por algo muito importante, recomeços são pontes de Deus par algo novo em nossa vida.

Sim, recomeços são novas oportunidades de Deus para nossas vidas, recomeços nos levam a olhar para um novo tempo e sermos desafiados a viver algo novo em Deus, por isso eles são difíceis! Sair da nossa zona de conforto e para construir algo do zero novamente é algo que só tem como com Deus no barco. Não tem como recomeçarmos sem sair desse ponto em que estamos.

Nesses últimos meses eu e minha família estamos recomeçando, não tem sido fácil. Porém algo que temos vivido nesse tempo com bastante intensidade é o cuidado extremo de Deus conosco. Quando a saudade bate e choro vem, Deus em amor e graça nós surpreende com eu cuidado e logo a lagrima tem fim. Deus cuida dos seus na caminhada dos recomeços.

Se tiver algo que eu posso te dizer com todo coração é recomece. Não tenha medo de se arriscar, mesmo que a dor esteja grande a ferida ainda esteja cicatrizando ou mesmo já esteja debaixo das cobertas da sua zona de conforto, ouse recomeçar, tenha fé e de esse primeiro passo!

Eu não tenho duvidas que você não ira se arrepender de recomeçar!
Em amor e Graça!


Pr Lucas Oliveira

Pastor da Juventude Hope – Igreja Batista Local