Conteúdo Extra

A RIQUEZA DO RECOMEÇAR

Em tempos de alta produtividade, assimilar bem a idéia de parar e retornar ao ponto inicial, muita energia gasta, altos investimentos: Como deixar tudo pra trás e começar tudo outra vez?

“Foi tudo tão planejado!”

A RIQUEZA DO PLANEJAMENTO PARA RECOMEÇAR:

Quando todo o planejamento de uma vida não dá o resultado esperado, quando se é obrigado a parar, seja pelo investimento feito que não tem dado retorno, pelo relacionamento que tomou um caminho inesperado ou quando aquela pessoa essencial não pode mais estar junto e não se tem mais o que fazer, então um mistura de sentimentos começam a surgir: cansaço, desânimo, revolta, sentimento de fracasso, descrença, raiva, muita raiva!

RECOMEÇAR COM: Racionalidade, Intencionalidade, Consciência e Habilidade.

São muitos os relatos de recomeços que provocaram mudanças superpositivas e surpreendentes na vida de quem não desistiu. São estórias de superaçao e resiliência que são regadas de muito trabalho físico e emocional, gerando resultados incríveis, como uma verdadeira obra de arte. E fundamental ter em mente algumas características artísticas para conseguir partir pra ação de voltar ao zero e começar de novo: Racionalidade, Intencionalidade, Consciência e Habilidade. (RICH = RICO).

  1. a) A racionalidade garante a precisão no recomeço:

Escolher onde focar as energias e separar o que é prioridade. A vantagem de saber o que não dá certo precisa ser aproveitada para que não se cometa os mesmos erros. É possível também detectar quais caminhos já foram percorridos e suas vantagens e desvantagens. Uma frase muito conhecida de Einstein é: “Insanidade é continuar fazendo sempre amesma coisae esperarresultados diferentes”. Para recomeçar é preciso estar disposto a mudar: pensamentos, práticas, comportamentos, rotinas. É preciso treinar o olhar no percurso, estar atento aos detalhes, ouvir mais e catalogar experiências e vivências do caminho.

  1. b) A intencionalidade ajuda a não desperdiçar energia com várias coisas antes de entender o que se deseja. É comum ouvir a frase: “depois a gente vê o que acontece!”. Ajustar o foco é essencial!

Antes de entrar numa porta, é bom examinar onde ela leva e se é o lugar onde se quer chegar e mesmo que achar a porta certa seja dificil, é melhor que o tempo gasto seja em busca da porta certa ao invés de tentar fechar a porta errada. Muitas portas erradas que foram abertas estão emperradas até hoje – e emperrando a vida de muita gente. A intencionalidade também requer que se reveja relacionamentos. Uma boa rede de relacionamento pode fazer com que a porta certa se abra mais facilmente. Alguém já pode ter a chave. Paulo também dá a dica: “não se envolvam em discussões acerca de teorias vazias; isso não produz nada de bom,” 2 Tim 2:14.

  1. c) A consciência, grande parceira neste projeto precisa trabalhar constantemente:

Não é pecado estar insatisfeito, muito menos querer avançar. A questão é: todas as possibilidades foram tentadas? É o máximo que se pode chegar? Não vale a pena olhar outras alternativas? Quais alternativas ainda não foram tentadas? E ainda: Vale tudo no recomeço? Nesse momento vale a receitinha de Paulo: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fp 4:8”. A consciência garante a segurança de qualquer projeto.

  1. d) Por fim, porém não menos importante, vem a habilidade:

Não se nasce hábil: Torna-se hábil. A habilidade é fruto de treinamento, experiências boas e ruins que são lapidadas até que a perfeição apareça. Uma pessoa habilidosa precisa conhecer o que está desenvolvendo, e para isto precisa estar diposto a aprender coisas novas ou reaprender coisas antigas. O habil é aquele que consegue transformar teoria em prática, e para isso, não se pode ter medo de arregaçar as mangas e por a mão na massa. Isto requer tempo que pode ser a vida toda, já que toda habilidade pode ser aperfeiçoada. É difícil compreender este aspecto num tempo onde a idéia de não corresponder assombra, e a necessidade de aceitação imediata é questão de vida e morte. Toda habilidade passa pelo crivo da auto avaliação, antes da avaliação externa, é preciso refletir se é esse o ponto final, o ponto certo.

Como escreveu Ivan Lins, na arte de recomeçar a motivação é o resultado a se alcançar. É preciso valer a pena o recomeço:

“Começar de novo E contar comigo Vai valer a pena Ter amanhecido

Ter me rebelado Ter me debatido Ter me machucado Ter sobrevivido Ter virado a mesa Ter me conhecido

Ter virado o barco Ter me socorrido”

Todas estas características, Racionalidade, Intencionalidade, Consciência e Habilidade, são ferramentas dadas pelo próprio Deus, que através do seu Espírito distribui para às pessoas, para que o propósito dele se cumpra na vida daqueles que nEle confiam . Deus não hesita em nos ver recomeçar. Todos os dias Ele renova as suas misericórdias, para que os propósitos sejam alcançados e os planos dEle, que são melhores que os nossos, sejam estabelecidos.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11”.

CONCLUSÃO:

João Ricardo Boechat faz o seguinte alerta: Tempo, Laços e Significados.
Então:
1 – Recomece valorizando mais o Tempo: “Quem valoriza o seu tempo: enriquece!” 2 – Recomece firmandos laço: “Acerte para não ter que recomeçar!”
3 – Recomece com significado: “Que tem motivo pelo que morrer, é rico!”

Que tal recomeçar? Que tal recomeçar hoje?
Tempo, Laços e Significados: Agora somente depende de você!

Deus te abençoe!!!

 

Pra Raquel Theophilo