Conteúdo Extra

Minhas epidêmicas preocupações

Quando era criança eu tinha muitas preocupações. Me preocupava com a continuação do meu desenho preferido, com que brinquedo ganharia no aniversário, se tiraria as rodinhas da minha pequena bicicletinha… E por aí vai.

Quando me tornei adolescente as preocupações mudaram, mas ainda eram muito importantes para mim. O que aconteceria quando mudasse para uma nova escola? Será que seria aceito em meus novos grupos sociais? Conseguiria comprar a roupa que todo mundo estava usando? Eram verdadeiras questões existenciais.

Quando me tornei adulto cheguei à universidade e me deparei com novas preocupações. A vida acadêmica iria bem? Minhas notas continuariam altas? Como seria minha vida profissional depois de formado? Essas preocupações também passaram.

Hoje eu continuo com muitas preocupações e as julgo muito mais sérias que as de épocas anteriores. Será que eu vou conseguir me sustentar em meio aos efeitos duradouros da pandemia e da crise política? Será que os parceiros ministeriais de meu ministério continuarão sendo fiéis? Será que vai acontecer algum mal com a minha família? Será que a equipe de missionários que lidero continuará entusiasmada com o ministério nesse caótico tempo de mudanças que estamos vivendo?

Embora minhas preocupações passadas se mostrassem essenciais e importantes em suas épocas, hoje elas parecem corriqueiras, imaturas e algumas até mesmo idiotas. Diante dessas inquietações juvenis, fico imaginando como o Deus Eterno enxerga minhas preocupações atuais diante de seu incalculável poder. Quantas mudanças de eras ele já viu acontecer desde que criou o mundo? Quantos desafios pessoais ele já ajudou a enfrentar desde que criou o primeiro ser humano? Quantas vezes já nos livrou do mal, até mesmo sem que soubéssemos? Quantos homens e mulheres Ele usou para que o evangelho chegasse a nós hoje?

Eu imagino se meu filho de 3 anos batesse na minha porta a meia noite dizendo: “Pai, estou muito preocupado. Eu gostaria de saber se você vai preparar meu  café da manhã quando eu acordar.” Carinhosamente eu diria: “você sabe que todos os dias providencio sua comida, vá dormir e não se preocupe com isso.” Uma hora depois ele faz a mesma coisa. “Pai, não consigo dormir, estou preocupado. Não tenho certeza se você vai providenciar minha comida pela manhã…” e eu respondo: “meu filho, desde que nasceu eu providencio tudo pra você, vá dormir em paz. Confie em mim.” E a cena se repete por toda a noite. Quanto mais imagino essa cena, mais acho ridícula a situação. A verdade é que eu faria qualquer coisa para prover tudo que essa criança fofa e indefesa precisa.

Talvez você não seja tão fofo como meu filho (tenho certeza que não), mas sei que é igualmente indefeso diante de algumas situações complexas que enfrenta em sua vida. Principalmente quando somos atravessados por mudanças inesperadas que nos deixam amedrontados, mesmo quando estamos cheios de planos e formas de agir.

O fato é: não importa em qual fase da vida esteja, você sempre será como a criança que precisa recorrer ao Pai para ter suas ansiedades sanadas e suas necessidades supridas.

O meu amor por meu filho é um ínfimo vislumbre do amor Dele por nós, por nossos planos e por nossos sonhos. O Seu amor é imensurável. Eu não tenho a menor dúvida que Ele usará o seu igualmente imensurável poder para prover tudo que você precisa para colocá-los em prática. Exatamente por isso, o Todo Poderoso nos exorta a priorizar a busca pelo Seu Reino e depositar diante Dele todas as nossas ansiedades, certos de que Ele está cuidando de nós (I Pe 5.7). 

Como uma criança, precisamos reconhecer nossa total incapacidade de resolver determinados problemas e, em vez de nos preocupar demasiadamente com nosso futuro, devemos priorizar a busca pelo Reino de Deus e sua Justiça e, assim (só assim), conseguiremos ver as demais coisas em nossas vidas serem acrescentadas (Mt 6.33).

Portanto vá, siga em frente. Lance diante Dele suas ansiedades e preocupações. Trabalhe duro e confie veementemente que Ele têm controle de tudo e está cuidando de você.

Marcos Arão Tiburtino
Missionário @cru_brasil
Diretor de Estratégias Digitais