Estudos & Pregações

UM BOM DIA PARA RECOMEÇAR

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Isaías 43.18-19

Os ciclos que vivenciamos são fundamentais e indispensáveis, tanto para o nosso fortalecimento quanto para o marco de novas conquistas. Por isso uma das coisas mais frustrantes de nossas vidas é o fato de por muitas vezes caminharmos e percebemos que estamos parados no mesmo lugar, que pouco evoluímos ou que fomos mantidos estagnados por nossas próprias ações ou falta delas. Como se uma fortaleza estivesse bem diante de nós, assim como os muros de Jericó estavam diante de Josué e seu exército. Uma fortaleza que parecia indestrutível e impossível de ultrapassar.

Todos nós precisamos recomeçar em algum momento da nossa jornada, mas no último ano, especialmente nos últimos meses temos experimentado grandes barreiras para seguir em frente. A pandemia realocou cada um de nós, mudou nossa rotina, mexeu com nossas emoções, trouxe dúvidas em meio as certezas que carregávamos exigindo o máximo de fé.   Sem fazer acepção de pessoas o vírus levou pobres e ricos, bons e maus, cristãos e não cristãos, deixando bem claro para nós que somos como neblina conforme afirma Tiago 4.14. Mas a pandemia não trouxe apenas morte física, trouxe também doenças emocionais e morte espiritual. Algumas pessoas aproximaram – se de Deus por acreditarem que apenas Ele poderia os proteger nesse tempo, em contrapartida muitas perdas afetou gravemente a fé dos mais fragilizados e o distanciamento criou um vácuo incertezas entre Deus, igreja e o homem. A pergunta que precisamos responder agora é como recomeçar?  Como reestabelecer a nossa comunhão com Deus?  Como reestabelecer nossa comunhão com a igreja, com as pessoas e com a gente mesmo? Pois nunca estivemos tão “conectados” mas tão distantes ao mesmo tempo, e é nesse momento que que precisamos aprender a redesenhar tudo que sabemos, aceitar que não somos infalíveis, reconhecer e superar nossas limitações e estarmos dispostos a deixar para trás as mentiras que virão e começar de novo com uma nova visão, baseada na verdade que é a Palavra de Deus.

Você precisa romper essas barreiras hoje. Precisa derrubar os muros que o cercam. Apropriar-se das mesmas palavras que Deus disse a Josué: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1.9).

Seja corajoso para buscar cura, seja corajoso para o confronto, para mudanças, para o perdão, para perdas necessárias, seja corajoso para recomeçar vencendo cada uma das fortalezas diante de você e principalmente do que prende sua mente e entendimento. O inimigo sabe que a medida que avançamos somos cobertos de força e autoridade, por isso usa tudo que pode para desestabilizar nossos passos. “O inimigo usa mentiras para fazer com que os problemas pareçam maiores do que as soluções que carregamos” E se seguirmos por este caminho estaremos alimentando a mentira de que Satanás pode nos vencer, ou mudar nosso destino profético.

O filho pródigo narrado em Lucas 15, certamente acreditou em muitas mentiras de Satanás. Como por exemplo o fato de que não precisava mais de seu pai e sua família, que só precisava de dinheiro e de todas as oportunidades propostas pelo mundo afora, onde havia diversão e liberdade. Mas depois de gastar tudo, houve fome onde estava, passou necessidades e desejou a comida dos porcos.

Ele provou o sabor de uma liberdade que o aprisionou ao pecado. Que o fez a única pessoa responsável pelo seu total fracasso. Foi ele mesmo quem tomou a decisão de afastar-se da presença de sua família e viver a vida conforme seus desígnios e vontade. E a atitude mais sábia que ele tomou em meio a tantas decisões erradas, foi fazer o caminho de volta e recomeçar. “Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!” (Lc 15.17).

Recomeçar pode significar muitas coisas de formas completamente diferentes, mas para mim, não é um pensamento pessimista de alguém que desistiu, e sim um pensamento otimista de alguém que agora conhece a estrada por onde andará, alguém que poderá fugir dos perigos que estão sempre pelo caminho. O fracasso pode ser uma grande oportunidade que Deus nos dá para fazermos o caminho de volta  ou mudar a direção.

Não existe glória em desistir ou parar no meio do caminho. A glória está em saber recomeçar depois de um erro, de uma fatalidade, da oposição, da frustração ou resistência. O fator determinante para seu futuro será sua decisão de permanecer nas cinzas ou de renascer delas, de despertar e romper o ciclo do sofrimento, mudar a direção da sua vida, tomar o caminho de volta, seja para sua sanidade, bem-estar físico, emocional, ou, para voltar aos braços do Pai. Como fez o filho arrependido, que disse: “me levantarei e irei para meu pai…” Quando o viu, rapidamente o pai o recebeu e o abraçou, devolveu sua dignidade, restaurou sua autoridade e celebrou sua volta: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar”( Lc 15.22-24).

Deus sempre estará com você diante de um recomeço, portanto, tome atitudes contundentes que irão fortalecer o seu progresso:

  • Reative a esperança

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Rm 12.12)

A igreja é a esperança do mundo porque age onde a as ciências, homem e natureza não podem agir. Apesar de todos os habituais problemas e decepções a igreja nos permite alcançar lugares que sem ela não poderíamos, nos dá acessos a ferramentas que são fundamentais para que possamos reativar dentro de nós a esperança de um futuro brilhante. Momentos de dúvidas requer um nível mais profundo de confiança. A preocupação é uma emoção e uma condição da alma que se opõe diretamente à confiança. Nossos medos são quase sempre baseados em experiências passadas e que não fomos capazes de compreender, mas diante do novo a fé precisa ser superior e contrária ao medo. 

  • Ajuste sua armadura

      Não há gigante que Deus não possa derrubar, não há batalha que Ele não possa vencer. Se você está sendo desafiado ou ameaçado, não use suas habilidades naturais, esse é o momento em que somente esforços sobrenaturais farão progresso. Para vencer é preciso lutar, e para lutar precisamos estar preparados, revestindo-nos com toda armadura de Deus, portanto:

  • Proteja-se contra a mentira
  • Proteja o coração por meio da fé
  • Esteja pronto para anunciar o evangelho da paz
  • Proteja-se contra os ataques dos inimigos
  • Proteja sua mente de ataques espirituais e falsas alegações.
  • A Palavra de Deus é a sua arma; Quanto mais conhecer a palavra mais apto(a) estará para empunhar a espada e se opor ao inimigo

 Mantenha – se sempre preparado para lutar as suas batalhas. Nunca abaixe a guarda! Você é um guerreiro lutando para sobreviver às artimanhas do inferno. 

  • Reavalie suas expectativas

      Nossos alvos podem requerer mais determinação e esforço, mas seja razoável em suas expectativas, para evitar as frustrações, seja sempre ponderado e equilibrado, assim, você terá maior satisfação, alegria e principalmente crescimento. Ajuste suas expectativas em relação às pessoas, a igreja, a liderança e também em relação a Deus. O que tem movido você? O que você espera? Seu coração está coberto de fé e amor ou vaidade?

      Quem caminha em fé, cresce em suas expectativas! Como os dois cegos que seguiram Jesus clamando, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Eles verdadeiramente criam que Jesus poderia curá-los e O seguiu com expectativas, esperando com confiança. “Então Jesus lhes tocou os olhos, dizendo: Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm” (Mateus 9.29).

  • Realinhe seu propósito

 “Muitos propósitos há no coração do Homem, mas o desígnio do Senhor Permanecerá” (Provérbios 19.21). 

Não perca o foco! Você foi feito por Deus para viver uma vida significativa no cumprimento dos seus propó­sitos. A vida faz muito mais sentido quando você compreende que Deus   não é apenas o ponto de partida da sua jornada, mas a fonte da experiência diária  também.

Nos concentrar em nós mesmos não nos levará ao o propósito real da nossa vida, há um plano individual para cada um de nós e ainda que tenhamos planos e sonhos que desejamos alcançar, se não estivermos alinhados com o propósito de Deus, tudo se tornará uma grande frustração. Comprometa-se a gastar um tempo diário significativo com Deus, permita-se ser moldado por Ele, no seu caráter, sua personalidade, seus desejos, sua humanidade e também sua espiritualidade. Sua missão é só sua, por isso esteja disponível e apto para cumprir a missão de Jesus na terra, compartilhando amor e contribuindo para um mundo melhor. 

 

Conclusão

Diante da oportunidade de um recomeço, sua postura fará diferença, portanto decida ser moldável, aceite ser quebrado por Deus sempre que necessário para que todos os ajustes cheguem até você. Entregue-se com humildade a essa nova jornada, nenhum recomeço é fácil, mas recomeçar com humildade e pés no chão facilita o processo. A oportunidade está diante de você, você pode aceitar fazer da maneira correta ou permanecer no erro que te trouxe até aqui.

Vanessa Chaves

Vanessa Chaves

Palestrante e autora do Livro – Caminhos do Perdão