Atividades para a Juventude

Nesta seção você encontrará sugestões de atividades para trabalhar o tema Amor que gera Vida com sua galera e também colocá-lo em prática.

01 Encontro de Oração

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Efésios 6:18

Quantos motivos temos para separar um tempo de oração, não é verdade?!

A ideia aqui é fazer um período coletivo. Pode ser online ou presencial (tendo todos os cuidados necessários). E pode ser um momento do culto, ou um dia específico para essa ação. É muito importante termos esse tempo enquanto igreja, de podermos compartilhar nossas petições e agradecimentos uns com os outros.  A oração aquece o amor em nossos corações, e mantém viva a nossa esperança.

02 Madrugada Cultural

Nesses dias pandêmicos, constatamos que conseguimos ficar sem inúmeras coisas que antes achávamos necessárias, e percebemos também que não conseguimos ficar sem a Arte. O que seria da gente sem as séries, filmes, livros e música nesse período?

A ideia aqui é separar uma madrugada pra fazer e falar de arte. Pode ser um Sarau com música e poesias; conversas sobre filmes e séries, enfim, o que fizer sentido pra vocês. E o legal é que também rola online. 😉

03 Estudo Continuado

Muitas igrejas tiveram dificuldades de manter a escola bíblica durante este período. Se for este o caso, é a chance de recuperar esse tempo! Façam durante o mês da juventude um estudo intencional de algum livro. Pode ser um livro bíblico diretamente ou um livro auxiliar.

Obs: Estudos bíblicos, indicamos o Evangelho ou a 1ªCarta de João, que tratam o tema do Amor;

Livros auxiliares indicamos Louco Amor – Francis Chan, ou Crer é também Pensar – Jonh Stott

 

04 Faça uma tarde Feliz

Muita gente está precisando de ajuda neste tempo, principalmente os idosos. Alguns estão precisando de ajuda com compras em supermercados, outros para mexerem nos aparelhos tecnológicos, e outros com necessidades ainda diferentes. Aproveite a juventude e separe um dia para demonstrar AMOR através de ações intencionais.

05 Campanhas de Distribuição

Estamos no inverno e dependendo de sua cidade, as comunidade de moradores de rua aumentaram. Por este perfil, você consegue visualizar dois tipos de campanhas: roupas e alimentos.

Muitas famílias estão com pessoas desempregadas, com isso, é possível criar uma rede de colaboração interna de cestas básicas, ou outras iniciativas que alcancem as necessidades dos mais próximos. Analise a situação da sua igreja local e do seu bairro e mãos à obra!

06 Doação de Sangue

Muitos estoques de sangue estão abaixo da quantidade necessária pra atender aos que necessitam. Hoje nós temos vida, porque Cristo derramou seu sangue em Amor por nós! Podemos fazer o mesmo por alguém?

07 Rodas de Conversa

Encontros intencionais para gerar reflexões sobre o tema e possíveis caminhos a serem trilhados. Aproveite para convidar homens e mulheres que dominem os assuntos a serem trabalhados. É importante ter um mediador que faça as interlocuções com o público e alimente os convidados com perguntas. Pode ser feito tanto online como presencial.

08 Serenatas nas ruas

Muito comum de acontecer em projetos missionários. Vá com a galera para as ruas, e cante nos portões e janelas das pessoas. Escolham as famílias em que há alguém doente ou idosos que não estão podendo sair, e levem um pouco de carinho para eles.

 

 

Algumas dicas:

 

  • É necessário que o moderador procure se informar sobre o tema proposto e sobre os debatedores convidados com antecedência.
  • Eventos como esse, geralmente, emitem certificado ou declaração de participação para os convidados.

Um papo extra:

Sobre Cultos, Congressos e Conferências

 

Os jovens são os primeiros liberados para praticar as atividades externas. Por isso, se for desejo de vocês fazerem atividades presenciais, avaliem se em seus espaços há essa possibilidade e se conseguirão cumprir as exigências de segurança e saúde de suas cidades.

Quanto as programações online, existem inúmeras possibilidades para acontecer. A internet é um mundo muito novo para a maioria e por isso muito incerto. É necessário fazer tentativas mesmo. Um dia realizar uma live pode dar certo e no outro não, isso não é um problema.

Descubra o que faz mais sentido para o seu público. E lembre-se sempre, você precisa alcançar a sua galera. Não fique se comparando com outras igrejas. É necessário perceber o que vai funcionar com as pessoas que estão sob seu cuidado.

Um último papo, na maioria dos casos, os adolescentes escolhem plataformas digitais diferentes da igreja/juventude. Esteja atento a isso. O ideal é fazer uma consulta com a própria galera, para saber o que atrai mais eles.

Que Deus te abençoe! Vai dar certo! =)