Atividades para a Juventude

Nesta seção, você encontrará sugestões de atividades para trabalhar o tema O Reino na Cidade com a sua galera.

01 Momento de Oração

“E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz”. (Jr 29.7)

Separe um tempo para orar por sua cidade. Pode ser um momento no culto dominical e/ou na reunião dos jovens ou um final de semana dedicado a essa ação. Caso você decida fazer o momento de oração durante o culto, apresente alguns dados sobre o tema, a fim de despertar e sensibilizar a Igreja. O Brasil tem vivido momentos bem delicados. Várias cidades se encontram no ranking de cidades mais violentas do mundo. Não deixe de orar pela paz na cidade!

02 Ato Poético
Imagine um sarau feito com sua juventude. Música boa e poesia. Agora, imagine levar sua galera para uma praça do bairro, na sexta ou sábado à noite, e começar o sarau ali mesmo!?

O que você precisa? Vontade, um violão, Cajon e gente já é mais que suficiente.

03 Café na Praça
Faça um café na praça (pode ser em outros lugares) em que todos possam participar. É um momento de comunhão da Juventude com o bairro. Mobilize sua galera para oferecer o melhor para as pessoas que estiverem em seu entorno. Podem ser moradores de rua, pessoas que trabalham nos arredores, crianças e familiares que estiverem brincando; todos. E não perca a oportunidade de demonstrar amor a essas pessoas, assim como Cristo fazia, vivendo o amor por onde passava.
04 Faça uma tarde Feliz
O que você acha de levar sua galera para um asilo ou orfanato e distribuir afeto para esses idosos ou essas crianças? Uma experiência incrível!
05 Cuidando do Bairro
Você deve ter acesso a um bairro que esteja “um pouco” abandonado pelas autoridades públicas. Por que não juntar um grupo e cuidar desse local? Fazer uma coleta de lixo, pintar os meios-fios, grafitar as paredes velhas e corrompidas por pichações… imagina como a comunidade ficará grata à Igreja? Vamos fazer acontecer!
06 Doação de Sangue
Muitos estoques de sangue estão abaixo da quantidade necessária para atender aos que necessitam. Hoje nós temos vida, porque Cristo derramou seu sangue por nós! Podemos fazer o mesmo por alguém?
07 Rodas de Conversa
As rodas de conversa têm como objetivo “a constituição de um espaço onde seus participantes reflitam acerca do cotidiano, ou seja, de sua relação com o mundo” (Figueiredo e Queiroz, 2012[1]). As discussões estão centradas um determinado tema (O Reino na Cidade), e os participantes são convidados a compartilhar as suas ideias, promovendo o diálogo e a troca entre si.

 

Algumas dicas:

 

  • É importante que a roda de conversa tenha um (a) facilitador (a), para mediar o diálogo e, ao final, sintetizar o que foi discutido. A pessoa escolhida para essa função não precisa ser um expert no assunto. Porém, é necessário que procure se informar sobre o tema proposto. Ao final da cartilha, você encontra alguns materiais;
  • Utilize dinâmicas de grupo durante a atividade. Elas podem te ajudar a dinamizar o debate, facilitando a comunicação e interação entre os participantes;
  • Ao final da roda de conversa, não se esqueça de lançar um desafio para a sua juventude. Você pode utilizar os vídeos da seção “Pensar e Agir” para auxiliar no envolvimento do grupo.
  • Capriche na divulgação e na decoração! Crie um ambiente agradável e descontraído, para que o jovem se sinta à vontade para expor suas ideias.

08 Mesa-redonda
Diferente da roda de conversa, a mesa redonda é um encontro mais formal, preparada e conduzida por um coordenador, que tem como função moderar o debate, orientando a discussão para que ela se mantenha sempre em torno do tema principal. Deve ser composta por duas ou mais pessoas, de opiniões complementares ou divergentes, que expõe suas ideias ao início da atividade e depois, é aberto um espaço para discussão com o público. É importante que os convidados sejam estudiosos do tema proposto. Cada expositor tem um tempo limitado para apresentar suas ideias e para o debate posterior.

 

Algumas dicas:

 

  • É necessário que o moderador procure se informar sobre o tema proposto e sobre os debatedores convidados com antecedência.
  • Eventos como esse, geralmente, emitem certificado ou declaração de participação para os convidados.