Devocional

#1 Cristo: o Deus que se revela

“O qual é imagem do Deus invisível…” (Cl.1:15a)

O Deus Criador andava pelo Jardim antes da Queda, sua face e sua voz eram conhecidas da humanidade (Gn 3:8). Com a Queda, uma ruptura foi feita. A partir daquele momento, ver a face de Deus, por causa da santidade dele, seria uma experiência tão intensa para a humanidade pecadora que ninguém conseguiria olhar para Deus e continuar vivo (Ex. 33:20). As pessoas feitas à imagem e semelhança de Deus perderam acesso ao Deus que as tinha criado. E essa separação era irremediável. Pelo menos para nós.

Deus em seu amor, providenciou uma maneira de podermos voltar a ter acesso a Ele. Esta maneira foi mandar seu próprio filho. Humano como nós. Tão humano, mas tão humano, que só poderia ser divino. Não tinha uma beleza além da conta (Is. 53:2), parecia extraordinariamente comum. E é assim, no cotidiano das coisas, que Deus faz seus maiores milagres: o Deus que ninguém jamais viu se mostrou como um de nós, se fez carne e habitou entre nós (Jo 1:14) e nos mostrou quem é o Pai (Jo 1:18). Quem olhava para Jesus podia ver o Pai (Jo. 14:9). No passado, gnósticos não criam na encarnação de Jesus. Paulo escreve pensando em dar resposta a esse pensamento: Jesus é Deus feito carne, que expressa sua imagem que antes estava oculta.

Hoje em dia, muitos dizem não conseguir crer em Deus. Uma vez que Ele é invisível, quem pode garantir que Ele não é apenas o fruto da nossa imaginação? A resposta é Jesus! O exemplo de ser humano, que veio nos mostrar como viver uma vida livre do peso dos nossos pecados, que veio pavimentar um caminho para que a gente pudesse voltar a ter acesso a Deus, nessa vida, de maneira provisória, mas na eternidade o veremos face a face (1 Co 13:12). A imagem do Deus misterioso e invisível é revelada a nós no rosto humano de Jesus.

Mas e nós que nunca vimos o rosto humano de Jesus, a não ser na percepção de artistas ou de projeções digitais? O que será de nós outros que não tivemos a experiência dos apóstolos que viram, ouviram e tocaram o Verbo da Vida (1 Jo 1:1)? Nós não precisamos ver, nós precisamos crer. Muita gente o viu e não acreditou nele. Nós somos chamados pelo próprio Jesus de bem-aventurados, porque apesar de não o termos visto, cremos nele (Jo 20:29) e quando cremos nele fomos feitos Filhos do Deus Criador (Jo 1:12).

Que nossos olhos espirituais possam olhar para Jesus, a imagem revelada do Deus invisível!

Vinicius Vargas

Membro da Igreja Cidade Viva, em João Pessoa/PB, pastor, professor de teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) e Conselheiro Emérito da JBB.