Devocional

#13. Cristo: Para Quem são todas as coisas (Cl 1:16c)

“Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos?’’”. (Lc. 22. 10, 11).

Glitter (ou O Sindicato Espiritual dos Indispensáveis Carregadores de Água Anônimos)

Paulo insiste em absolutos em Cl. 1. 15 e 16. Ali, Jesus é o primogênito de “toda” a criação, nele foram criadas “todas” as coisas nos céus e na terra e, em suma, “tudo” foi criado por meio dele e para ele. Nos três casos, o termo grego é pan, uma expressão absoluta.

Uma das razões para Paulo lembrar dessa beleza absoluta da Criação aos colossenses talvez se mostre em Cl. 2. 16 e 17. Ali, Paulo pede que os leitores não se deixem diminuir por gente que acha que é melhor do que eles pelos pratos que comem, as festas religiosas que frequentam ou o sábado. Porque “essas coisas são sombras do que haveria de vir, a realidade, porém, encontra-se em Cristo”.

Na conversa com os colossenses, Paulo mantém sua missão de reconciliador. O que construiu pontes entre judeus e gentios, escravos e senhores e poetas pagãos e discursos cristãos agora reconcilia colossenses arrogantes e colossenses discriminados.

Seu raciocínio é à prova de balas. Deus criou tudo – Ele mesmo disse que tudo é bom – tudo de bom foi criado por meio de Cristo e para Cristo – então Cristo é a realidade essencial do que é bom – logo, o resto é glitter.

Faz lembrar de quando Jesus pediu que dois discípulos preparassem a última ceia. E instruiu que eles fossem à cidade, seguissem um homem carregando um pote de água na cabeça, dissessem ao seu patrão que o Mestre os havia enviado e esse sujeito ofertaria tudo de graça.

Jesus tinha discípulos anônimos que os doze apóstolos desconheciam. Gente boa espalhada por aí. Gente que a gente não conhece. Mas que é boa. Por causa de Cristo. E Cristo é a realidade essencial do que é bom. O resto é glitter.

Em dias de polarização, divisão, arrogância e discriminação, o ministério da reconciliação soa urgente.

Que, em nome de quem rasgou véus, a gente também derrube muros e construa pontes.

Por amor a Cristo, o Mestre dos indispensáveis carregadores de água anônimos.

 

Geandre Moret

Natal, Rio Grande do Norte

Pastor, membro da Igreja Batista Viva, Membro da Equipe JBB 29+, Integrante do Coletivo Insomnica