Devocional

#16. Cristo: sustentador de todas as coisas

“Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” (Cl 1:17)

“quem

se eu gritasse

me ouviria entre as hierarquias dos homens?”.

(André Gravatá)

De todos os males que nos assombram, a solidão provavelmente é o maior. Apesar de alguns poetas se jogarem na melancolia, romantizando a solidão, e algumas playlists indie/folk nos iludirem – ainda que por um curto período de tempo – de que viver só é leve, suave e maduro, verdade seja dita: todos nós estamos desesperados por companhia, abraço e provisão.

O velho e sábio Paulo mais do que ninguém almejou em algum momento que Alguém, sob a rocha de suas preocupações, um mar de calmaria derramasse. Não poucas vezes, no âmago de seu ser, suplicou para que Alguém o preenchesse de alegria de modo a poder superar as amarguras da vida. E como Deus é o de cada um, a resposta veio em boa hora: “(…) todas as coisas subsistem por Ele”.

A palavra grega que Paulo se utiliza é “συνέστηκεν” (pt. Subsistir). Em linhas gerais, o termo demonstra que na pessoa do Cristo todas as coisas se alicerçam e encontram sentido.

Quando compreendemos que Jesus sustenta tudo e todos, inevitavelmente aceitamos o convite do Mestre para uma dança cósmica cuja melodia é confiança e adoração. As preocupações da vida, as dores da jornada e as marcas do passado já não são convidados para festa.

Cristo é o Deus de cada um, cheio de poder e alegria pra dar. Descanse. Alegre-se.

Junior Dantas
Lafaiete Coutinho, Bahia
Pastor titular na PIB em Lafaiete Coutinho – BA e Presidente da Juventude Batista Baiana.