Devocional

#23 Cristo: Plenitude de Deus

“pois, foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude” (Cl 1:19)

Você já se pegou imaginando o que seria a “plenitude” de Deus? O dicionário Oxford Languages define a palavra plenitude como o “estado do que é inteiro, completo”. Imaginar a completude de Deus em um contexto no qual não se conhece nem seu início e tampouco o seu fim, é uma tarefa bem ousada para nós, pequeninos que somos! Porém, acredito que assim como eu, você já se pegou divagando sobre as dimensões da grandeza do nosso Pai.

No verso 19 de Colossenses 1, Paulo afirma que “pois, foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude”. O conectivo “pois” é a marca linguística de uma explicação, é uma justificativa para tudo que o apóstolo havia pontuado nos versículos anteriores. Tudo o que Paulo afirma sobre a pessoa de Jesus era necessário nesta carta para refutar as crenças dos gnósticos.

Uma das ideias defendidas por eles colocava em xeque a natureza de Jesus, como se ele fosse um anjo como os demais. Essa “maneira especial” de entender os anjos atribuía mais poderes a esses seres do que realmente está atestado na Bíblia, ao mesmo tempo em que ameaçava a verdade messiânica. Descredibilizar a pessoa de Cristo Jesus como filho de Deus é questionar todo o plano traçado e concretizado na cruz do calvário. Creio que estamos diante de uma resposta bem direta à nossa curiosidade sobre o tamanho da grandeza de Deus!

Sim, tudo que sabemos da vida de Jesus, cada palavra registrada sobre seus ensinos e a vitória na Cruz são evidências incontestáveis de que ele não pode ser um anjo qualquer. Ao contrário, Jesus é a prova cabal do que significa a plenitude de Deus. E Jesus não foi apenas necessário, mas foi “agradável” a Deus. Daí compreendemos como a própria manifestação de Deus-Pai em Jesus-Filho foi um ato de perfeição: pela satisfação que isso gerou no Pai.

Definitivamente, amigos, se Jesus é a plenitude de Deus como diz essa palavra, imagine esse Jesus habitando em seu coração todos os dias! Quão maravilhoso é contemplar essa beleza que não pode ser descrita por palavras e por isso mesmo só pode ser experimentada por meio de uma entrega completa de vida. Que Deus te abençoe!

Jhussyenna Reis de Oliveira
Timon, Maranhão
Membro da Igreja Batista Restauração em Timon (IBR), Presidente da Juventude Batista Piauiense (Jubapi)