Devocional

#30 Cristo, a razão de suportarmos uns aos outros em amor

“e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz” (Cl 1:20)

Paz é uma palavra bem interessante, mas o que é a paz?

Quando nos referimos a paz, falamos de ausência de conflitos e problemas. Cristo veio e,através do seu sangue, restaurou a paz com Deus Pai. Se antes tínhamos conflitos ou problemas com Deus, Cristo pagou tudo na Cruz (Rm: 5: 10). Hoje ele é a razão de termos paz com Deus e, melhor ainda, sermos chamados de filhos de Deus ou pequenos Cristos (1 João 3:1), o que nos remete imitarmos a Cristo e, assim como ele nos reconciliou com o PAI, por amor a Cristo devemos nos reconciliar, amar nossos irmãos e as pessoas ao nosso redor.

Muitas vezes é difícil suportar em amor. As pessoas são falhas, erram, mentem e nos enganam. Então, como amar alguém assim? Geralmente a questão não é nem amar o outro, mas sim a Deus e crer no poder transformador dele, que “dele por ele e para ele são todas as coisas’’ (Rm 11:36). Somos apenas ferramentas nas mãos dele, levando aquilo de mais precioso em nossas vidas: a Palavra de Deus.

Para suportar em amor algum irmão ou pessoa, temos que olhar para Deus e fazermos como o publicano que, olhando para si, viu que precisava de Deus, que carecia de sua grande misericórdia. Necessitamos da misericórdia de Deus, do seu perdão e, para isso, precisamos perdoar e ter paz com os que estão em nossa volta.

Cristo é a nossa razão de viver, amar, respirar e ter paz. Creia nessa paz. “Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22: 36-40). Suporte, por amor a Deus; deixe ele usar sua vida na vida de alguém. Seja um pequeno Cristo aonde quer que fores. Creia que Cristo transforma. Creia no poder e no amor de Deus que está em todo lugar, mas também está em você – “maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (1 Jo 4:4).

Jesus não parou nos 12, ele transforma até hoje e é a razão de suportamos em amor. Temos que espalhar esse amor “[…] para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

 

Frank Julião Cruz
Boa Vista, Roraima
Membro, Vice-líder de adolescentes e professor de EBD da Igreja Batista Kerigma, Presidente da Juventude Batista de Roraima