Pregação e estudos

Estilo de vida convertido

É engraçado quando nos convertemos. O mundo é totalmente outro. Enxergamos ele por outras lentes. Coisas que eram comuns são reavaliadas. Essa perspectiva não é apenas para convertidos que vieram de fora da igreja, mas também serve para pessoas que são cristãos de berço. Quando entendemos o que é a graça de Cristo e decidimos viver como Cristãos coerentes tudo muda.

Para os cristãos convertidos e para os de berço a mesma observação é válida: Quando se vive como cristão coerente nada mais é como antes.

Segundo o relato de Atos 2 entre os versos 42 e 47, as coisas se fizeram novas para as pessoas que estavam vivendo um cristianismo sincero. Elas começaram a se portar com amor e unidade. Todos, mesmo os estranhos, eram como uma família. Tenho certeza que se você que lê tem vivido como cristão, até os irmãos de longe fazem parte da nossa família da fé, sei que você conhece esse sentimento.

Mas o relato vai além. Além do seu comportamento comunitário influenciar o próprio meio cristão da cidade, ele influenciava os não crentes. O povo tinha simpatia por eles, pois seu comportamento era quase poético. Seu comportamento era de quem amava e cuidava, de quem vivia pela amizade e companheirismo, eles viviam como Jesus.

É claro que esse comportamento trouxe muitos inimigos, mas até esses inimigos (como no caso de Cristo) encontravam dificuldades em acusá-los, pois eram irrepreensíveis diante de todos.

Um estilo de vida convertido é uma oferta a Deus (Rm 12), não só nos faz andar segundo a boa vontade de Deus, mas nos faz mudar todo o contexto de onde vivemos. Ser exemplo de como Cristo foi não vem através de post ou anúncios de caridade, vem de uma práxis, de uma prática de vida cristocentrica, ou seja, que revelava Cristo.

Os cristãos dos primeiros séculos não tinham os mesmos “recursos que temos hoje para demonstrar que eram cristãos”. Claro que com isso eu faço uma crítica aos cristãos que vivem por likes e não por terem sido transformados pela graça de Cristo. Tais pessoas deveriam fazer uma auto análise e ver se realmente estão na fé.

Quem ama, quem vive Cristo, que tem o estilo de vida convertido vive por amor e transformação. Sua vida é sua adoração a Deus. As pessoas “do mundo” olham e dizem: ‘Você é um cristão diferente, você vive de forma coerente’. Infelizmente essa fala é real, pois existem muitos “cristãos” de nome e que envergonham o evangelho, não causam transformação, mas são moldados pelo mundo.

Você, você mesmo, jovem que vive Cristo, não desista mesmo sendo difícil, pois seu comportamento converterá mais pessoas do que simples palavras. As pessoas lerão a Bíblia por sua vida, reconhecerão a Deus pelo seu caráter e verão a Cristo em seu rosto. Um cidadão dos céus veio trazer o Reino para a “Cidade dos homens”.

Lucas Félix
Seminário Batista do Sul – RJ