Pregação e estudos

O Reino de Deus em Tempos de Caos

Como diria o filósofo Friedrich Nietzsche, “sem a música a vida seria um erro”! Dias atrás, encontrei perdido na minha playlist do Spotify, o trabalho de uma das bandas mais renomadas do Rock Latino Americano, Os Paralamas do Sucesso. Ao ouvir a música Alagados, me deparei com uma crítica singular a triste realidade do meu Estado: “E a cidade que tem abertos num cartão postal; com os punhos fechados na vida real; lhe nega oportunidades; mostra a face dura do mal”. Pronto! Os 4 minutos que gastei ouvindo a música foram responsáveis por dias de reflexão!

Os versos acima são retratos de uma dura realidade compartilhada diariamente por muitos cariocas e fluminenses e as estatísticas comprovam isto! As últimas pesquisas do Instituto de Segurança Pública (ISP), mostraram de forma muito clara e sutil, os hematomas que esses punhos fechados são capazes de gerar. Durante o ano de 2017, 57.357 carros foram roubados e 23.387 casos de furto de celulares foram registrados nas delegacias do estado. Segundo o aplicativo Fogo Cruzado, no primeiro semestre de 2018, tivemos 780 pessoas mortas e 144 feridas vítimas de armas de fogo. Mesmo sem entrar em questões mais profundas e estruturais como saúde e educação, essas estatísticas apresentadas até aqui, foram mais que suficientes incomodar minha consciência.

Com a alma inquieta, levei a Deus em oração aquilo que estava dentro do peito: “Como uma cidade com tanta beleza e visibilidade vive a tanto tempo nesse quadro de desesperança”? “Como um Estado tão rico, consegue ser ao mesmo tempo um dos líderes da injustiça social”? “Como eu, tão pequeno e fraco frente a todos esses desafios posso ser luz e sal para essa cidade”?

Em meio a todos esses pensamentos surgiu o tema proposto pela JBB para o mês da Juventude O Reino de Deus na Cidade, o que reacendeu em mim uma velha certeza: só podemos enfrentar esse cenário de caos, sinalizando o cosmos do Reino de Deus!

O Reinado de Deus foi a ênfase da mensagem de Jesus. Seus ensinamentos diziam como entrar neste lugar e os sinais e maravilhas que realizava testificavam que esse movimento havia chegado. Todavia, em muitas ocasiões, compartilhando do senso comum, a igreja esvaziou o sentido desta mensagem tão preciosa!

Jesus iniciou seu ministério falando sobre esse Reino. Em Mateus 4:17 diz: “arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”. O próprio texto em um primeiro momento, nos remete a ideia do Reino como o Céu. Entretanto, seu conceito não pode ser simplificado a um espaço! Em outras ocasiões, o Reino de Deus foi descrito como a instituição igreja e os programas: “busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhe serão acrescentadas” Mt 6:33. Por mais que o Reino esteja relacionado a um lugar celestial e com as obras que uma comunidade de fé pode realizar, ele não pode ser reduzido a essas duas definições.

Desse modo, o que seria o Reino de Deus afinal? Como observamos em Apocalipse 21, quando o Reino de Deus é estabelecido, ele basicamente pode ser resumido como a presença de Deus habitando entre os homens! “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá”. v.3. Em síntese, o Reino de Deus se refere propriamente a presença de Deus! O lugar onde Ele estabelece o Seu Reinado, conforme a sua vontade que é boa perfeita e agradável.

Ao seguir os passos de Jesus, cada indivíduo se torna um cristão e consequentemente passa a exercer a vontade de Deus para determinado tempo em determinado lugar! Em outras palavras, cada ser humano que um dia se arrependeu dos seus pecados e confessou a Cristo como seu único e suficiente Salvador, começa a fazer parte de uma nova cultura que desafia, problematiza e traz redenção para o estado de caos no qual a sua cidade se encontra! Dessa forma como alguém tão frágil e fraco como eu poderia sinalizar o Reino de Deus frente sensação de impotência que nos trava? A resposta é simples: encarando o verdadeiro significado da experiência cristã!

A melhor maneira de revolucionar a história da nossa cidade, é colocar no nosso cotidiano a seguinte oração: “Pai nosso que estais nos céus; Santificado seja o Vosso nome; Venha a nós o seu Reino; Seja feita a tua vontade”. De fato, essa é uma das orações mais simples e perigosa da história: “Deus como eu posso sinalizar o Reino de Deus aqui e agora? ” As respostas dessa oração podem variar de um pequeno ato de afeto como um “bom dia” até coisas inimagináveis aos olhos humanos.

Não se esqueça! Você é um porta voz do Reino de Deus na sua cidade! Ore, leia, pense e observe, pois você tem grandes possibilidades em suas mãos. “Grandes poderes, sempre são acompanhados de grandes responsabilidades!” Você é um filho de Deus.

Ramon Oliveira

Pres. Juventude Batista Novo Horizonte – RJ