Pregação e estudos

Um caminho para o Reino

A cidade tem uma perspectiva complexa de formação geral, apresenta aspectos como quantitativo populacional de indivíduos diferentes, com características redefinidas a cada tempo, fixados no espaço e tempo permanentes, organizados em propriedades, em convivência e modo de vida característicos, e outras características, disso, a razão orgânica é são as pessoas, com seus conceitos, pensamentos e perspectivas distintas e com seus destinos, dentro de individualidade ou coletividades, dentro da sociedade.

A pluralidade e liberdade nas cidades direcionam a juventude por comportamentos distintos, opostos, dificultando culturas e ações agregadoras e conciliadoras a desenvolver-se dentro das diferentes tribos de jovens, no meio urbano.

Desse desafio já tratou o Evangelho pregado por Jesus Cristos em seus dias, onde João, preparava o caminho para Cristo trabalhar, em dias de divisão, crises e engano espiritual (Mt. 11:07).

O jovem Cristão precisa ter, nesses dias, um compromisso claríssimo como o de João! Preparar o caminho para quem proclama as Boas Novas, entendendo que o foco, como agente de Cristo, não pode ser de ações individualistas e narcisistas, acreditando unicamente na sua salvação e alheio a responsabilidade de fazer chegar a todas as tribos a mesma salvação que desfruta. Esse erro já foi praticado por Corazin e Betsaida (Mt. 11:21).

Nosso desafio é, mesmo dentro de cidades cheias de grupos individualistas e egoístas, fechados ao Evangelho, apresenta a simplicidade e a salvação do amor de Cristo, para todos os que necessitam se arrepender de seus pecados (Mt 09:12), pois muitos são os perdidos que sofrem, como nós já sofremos um dia, a espera e procura do caminho que liberta das tribulações desse tempo.

O Reino de Deus não pertence a indivíduos, mas os indivíduos que pertencem a esse Reino precisam ter em seus corações o compromisso que assumiram com Cristo ao aceitarem-no como Senhor e Salvador de suas vidas, e apresentar aos demais, esse privilégio de que desfruta, proclamando o Evangelho onde for necessário, e onde tiver oportunidade, retribuindo com gratidão a mesma Esperança que recebeu. Não há outra maneira de responder o questionamento de porquê não há sinal de mudança de vida e melhora social nas cidades em que vivemos (Jr. 08:22).

O Reino de Deus, acontecerá nas cidades em que vivemos, no momento em que entendermos perfeitamente que, não são os que O conhecem que mais precisam, pois já devem ter certeza de sua salvação, mas, sim, os que sofrem e permanecem perdidos no pecado, pois, Ele não veio para permanecer estático entre os que já são ditos justos, mas sim para aqueles que definham no pecado (Mc.02:17). Abrir esse caminho até os pecadores, dentro de qualquer tribo ou grupo, é missão de nossa juventude!

 

Nícholas Bié.
Igreja Batista Central de Campinas-SP.
Juventude batista do Estado de São Paulo.