Devocional

RECOMEÇAR A JORNADA

O cenário ali era bem conhecido: o mar de Tiberíades era o mesmo mar da Galileia onde algum tempo antes Jesus havia chamado Pedro, André e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João (Mateus 4:18-22). Os quatro estavam novamente no mesmo lugar. Mas haviam vacilado feio: eles haviam abandonado Jesus no Getsêmani. À exceção de João, ninguém estava na cena da crucificação, Pedro havia chegado ao extremo de negar conhecer Jesus. Agora eles estavam no barco. De novo.

Impossível ir até aquela praia e não lembrar de quando foram chamados. Impossível não rever a cena na cabeça e lembrar de como a vida mudou depois daquilo tudo. De quantas aventuras participaram e de quantos milagres e manifestações poderosas foram testemunhas. Mas parece que tudo tinha terminado. Jesus tinha ressuscitado, venceu a morte e tinha sido visto por muitos desde então. Mas não iria querer assunto com aqueles homens. Pelo menos era isso que eles devem ter pensado, tanto que retomaram seu antigo ofício. Voltaram ao mar.

Não pescam nada. Jesus os chama e faz a incômoda pergunta: “Tem peixe aí?”. Sete homens experientes, uma noite toda no mar. Nenhum peixe. Apenas frio, vergonha e fome. Jesus ordena e eles pescam. Muito. Chegam até a praia e o que veem? Pão e peixe na brasa. Certamente tinham um monte de desculpas e muita vergonha do que fizeram. De terem abandonado o Mestre, de terem voltado a pescar. Jesus deixou claro que sem Ele, eles jamais seriam bons pescadores de novo. Eles haviam deixado as redes. Não deveriam voltar para lá. Não era ali o seu recomeço. Vamos recomeçar? Na mesma praia, o mesmo Mestre, os mesmos homens.

– Você me Ama?

– Amo.

– Então faz exatamente aquilo que eu te mandei fazer.

Jesus os encontrou no mesmo lugar para dizer que o chamado ainda é o mesmo. Do mesmo Deus às mesmas pessoas. Era por ali que deveriam recomeçar.

 

Vinicius Vargas
Coordenadoria de Capacitação da JBB