Devocional

CARTA DE DEUS PARA RECOMEÇAR

Recomeçar é algo complexo. Normalmente, possui grande peso emocional. Pode ser por motivos de conquistas, quando você consegue uma vaga de emprego melhor ou se muda para um novo bairro, porque comprou uma casa própria, mas, também, pode acontecer por motivos que acabam nos machucando, como uma demissão, o término de um relacionamento ou a morte de pessoas amadas. E, se não colocarmos nossa cabeça no lugar durante esse período, podemos tomar decisões de forma inconsequente, confiar em pessoas erradas e esquecer-nos de Deus diante da euforia ou da tristeza.

Considerando isso, quero olhar o texto de Jeremias 29:4-14 para além de uma carta aos judeus que estavam cativos na Babilônia, quero olhar como uma carta de recomeço de Deus para nós! Para aqueles que estão precisando de uma orientação, com dúvidas sobre o que fazer e, principalmente, sobre qual é o desejo Dele para o futuro.

Você pode estar, neste momento, como o povo de Judá no contexto desse capítulo, vivendo uma mistura de tristeza e raiva (Salmo 137), aguardando que Deus faça algo e o mais rápido possível (Jeremias 28:1-4). Por isso, Deus quer te direcionar a pensar em projetos de longo prazo (v.5), a se dedicar ao local em que está (v.7), a confiar e buscar um relacionamento íntimo com Ele (v.11-14).

Quando Deus falou “plantem jardins e comam dos seus frutos” (v.5), ele está preocupado com nosso imediatismo. Queremos tudo para ontem: dinheiro, amor, reconhecimento. Se você plantar uma pereira, pode demorar seis anos para comer as primeiras peras. Recomeços demandam tempo, esforço, cuidado e paciência para alcançar os objetivos. Recomece com projetos de longo prazo.

Talvez, você não esteja no local dos seus sonhos, e quando eu falo em “local” pode ser a sua igreja, seu emprego, seu bairro, sua cidade etc. Talvez, você tenha uma grande vontade de mudar de ares e coloca isso como uma condição para recomeçar. O recomeço de Deus não está baseado no “local” em que você está, mas no que você está fazendo com ele (v.7). Qual a sua dedicação em transformar sua localidade? O seu recomeço passa por isso.

A carta de Deus para nós recomeçarmos contém uma das mais lindas mensagens de esperança (v.11-14), mas para vivenciarmos esses planos livres da religiosidade (v.8), sabendo que as dores da vida não acontecem pelo querer Dele (v.11). O que o Deus de amor deseja é que vivamos um relacionamento profundo e sincero com Ele (v.13-4). Assim, experimentaremos o recomeço em nossas vidas. Topa recomeçar?

 

Klinger Antunes
Igreja Batista na Pauliceia – Duque de Caxias – RJ