Devocional

CONSELHOS PARA RECOMEÇAR

“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.” – Lamentações 3:21-22

Quando o profeta Jeremias cita essas palavras ele as coloca dentro de um contexto de adversidades, Jerusalém havia sido invadida pelo exército de Nabucodonosor, os judeus haviam sido mortos, torturados e parte deles foram levados como escravos e outra parte tinha ficado em Jerusalém, e Jeremias era um deles.

Jeremias tinha a função de levar a mensagem de arrependimento da parte de Deus aquele povo que se tornara idolatra, além da dor do exílio ele ainda se depara com essa situação dos judeus. A dor de Jeremias se assemelha a de Jesus quando olha pra Jerusalém e lamenta suas práticas, ele estava melancólico e deprimido.

Mas existe algo de diferente na dor e no sofrimento deste homem, ele escolhe lembrar daquilo que lhe traz vida, esperança. Jeremias entendeu que deveria tirar os olhos do problema e focar sua atenção em Deus. Mesmo triste, ele mudou sua forma de pensar.

Em um mesmo contexto de adversidade, porém pós exilio, estava o profeta Ageu, em dois capítulos ele faz um chamamento ao renovo. Ele apresenta ao povo três profecias que levam os judeus a refletirem sobre suas novas vidas, projetos e o sonho de retorno a sua terra natal.

Sua primeira profecia está em Ag 1:1-15, onde Deus declara “Considerai o vosso passado; refleti sobre o que tens feito”, o povo estava sendo chamado a observar suas ações, pois eles só estavam preocupados com seus afazeres e em reconquistar seus bens que nem perceberam que a Casa de Deus estava em ruinas. Precisamos olhar o que temos feito, onde estamos investindo nosso tempo e nossas energias.

Em Ag 2:1-9, na segunda profecia Deus promete fortalecer e dar um novo ânimo ao povo para a execução do Seu serviço. Em muitas vezes tememos o novo, mais se Deus está lá não tem por que temer. No verso 10 a 19 na sua terceira profecia, Deus convoca o povo a se purificar antes mesmo de iniciar a reconstrução do templo, não adianta fazermos as coisas para Deus se não temos comunhão com Ele, Deus não quer simples trabalhadores, Ele quer filhos que se relacionem com Ele.

No recomeço precisamos fazer como Jeremias tirar os olhos do problema e focar nas maravilhas e promessas de Deus, precisamos analisar o nosso passado, aprender com ele, entendermos onde falhamos e porque precisamos de um novo começo. No recomeço precisamos de forças e coragem, as vezes o mais fácil é deixar como estar, mas lembre que Jesus prometeu estar conosco todos os dias. E por fim, no recomeço é lugar de reconciliação com o Senhor, lembre-se Deus não quer apenas o trabalho das suas mãos, Ele quer relacionar-se contigo.

Jesus será sempre nossa esperança, fôlego e onde podemos sempre recomeçar.

 

Solange Alves
Coordenadora do 29+ da JBB