Devocional

OCUPAÇÃO E VOCAÇÃO

“Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.” Neemias 1:11

Existe uma diferença entre ocupação e vocação. Ocupação tem relação em como você usa seu tempo para ganhar dinheiro, ter alguma troca comercial. Vocação é a relação que você ganha sua vida.

Podemos dizer que todas as pessoas possuem uma ocupação. Ministro de louvo, advogado, missionário, estudante, empreendedor, concursado público todas essas são ocupações, o que diferencia uma ocupação de uma vocação é:

  1. A consciência que existe um senhor que nos vocaciona
  2. A consciência que nossa vocação é para servir aos outros.
  3. A consciência que a vocação é como servimos na história com os olhos na eternidade.

Ocupação é quando você faz para dar check em uma atividade. Ocupação você faz para ganhar seu sustento. Não necessariamente você leva em consideração seus dons e talentos suas paixões e sua singularidade que Deus te deu. Enquanto a ocupação é o alinhamento consciente das suas atividades com todos os presentes que Deus te deu, vocação é a consciência que você tá usando sua atividade atual para empreender o reino de Deus na terra.

Esse texto de Neemias apresenta sua oração ao Deus de Israel depois que recebeu as notícias que os muros de Jerusalém estavam caídos, as portas derrubadas e o povo de Israel aflito diante dessa notícia Neemias teve uma profunda empatia, esteve orando e jejuando e entendeu que mesmo sua ocupação sendo somente de copeiro do Rei, ele sentiu a vocação divina de ir a Jerusalém para reconstruir os muros. Esse texto me toca muito, porque a função ocupada por Neemias era simplesmente de um copeiro, mas sua vocação era de fazer a diferença na história sendo aquele escolhido para reconstruir os muros.

Aprendo que não importa sua ocupação, Deus tem uma vocação para você. Neemias poderia se conformar em continuar sendo apenas o copeiro, mas ele entendeu que Deus o queria servindo ao seu povo, ele sentiu as dores e se moveu em direção as necessidades das pessoas. Essa é uma excelente reflexão para ponto de partida da sua vocação. Quais são as necessidades ao seu redor tem mexido com você? O que você pode fazer para servir as pessoas ou alguma causa específica? Neemias não recebeu o título de ninguém, nenhuma autoridade o designou, ele simplesmente entendeu que tinha que fazer algo para resolver aquele problema. Nosso grande desafio é diariamente em nossas ocupações entender qual a vocação de Deus para nossas vidas. Não podemos viver nossas vidas no piloto automático, precisamos constantemente lembrar que nossa vida e missão tem como objetivo principal o Reino de Deus.

 

Augusto Junior
Diretor Executivo do Instituto Anga