Devocional

CAMINHO DE VIDA E RECOMEÇO

“E anunciar o ano da graça do Senhor” – Lucas 4:19

Jesus, no evangelho de João, se apresenta como O caminho da vida – João 14:6. Essa afirmação é de grande profundidade. Ele não estava se restringindo a ser somente um lugar que indicava o final de uma jornada, nem mesmo uma plataforma para dar o pontapé inicial de um caminho, mas sim, o Deus que pode ser experimentado durante todo o percurso da vida. No início de uma jornada, existe um caminho a ser trilhado. Jesus se coloca como este caminho. A grande maravilha é que a qualquer momento do percurso, existe para todos a possibilidade de viver a extraordinária experiência do recomeço.

Em um momento muito importante de sua vida, Jesus, se viu diante do seu próprio povo que o conhecia como “O filho de José” e faziam disso pauta para desprezá-lo. Por isso, diante deles, declara uma de suas palavras mais contundentes: “Eu vim anunciar o ano da graça de Deus”. Isso foi o suficiente para expressar o fundamento e consciência de sua missão. Jesus declarou a finalidade da ação do Espírito em sua vida, mesmo antes de libertar os cativos, restaurar a visão dos cegos, consolar os que choram e tantas outras ações de manifestação da sua graça.

Esse “ano da graça de Deus” é entendido pelos Judeus como o ano do Jubileu. O Jubileu era o fim do sétimo período de ciclos de sete anos. Segundo a lei do povo de Israel, no fim de todo período de sete anos, era ordenado que os escravos fossem libertos (Ex 21:2) e que dívidas fossem apagadas (Dt 15:1), ou seja, o sétimo ano era marcado pela expectativa de libertação dos escravos e do perdão das dívidas. O Jubileu se dava no final do quadragésimo nono ano. Dessa forma, no quinquagésimo ano era ordenado que todas as terras retornassem aos seus donos originais (Lv 25:10-13). Com o Jubileu, o caminho do recomeço estava aberto a todos. Talvez lhe venha à mente as seguintes perguntas:

O que isso significa? Jesus veio trazer novamente o jubileu?

A resposta é que, em Jesus, o que o Jubileu representa é algo completamente novo. É uma libertação sem fim. Libertação, que segundo Jürgen Moltmann, é a primeira experiência que o homem vive em Deus. Jubileu, significa restauração e vida em recomeço. Jesus encarnou isso em sua vida, e pelo poder do Espírito somos assim chamados a viver. Já não é mais necessário esperar 50 anos; o ano da graça é aberto como um caminho de vida para todos os que querem trilhar o caminho que nos faz livres.

Jesus, o caminho da vida, é recomeço para mim e recomeço para você!

 

Junior Almeida
Ministro de Jovens e Adolescentes da Igreja Batista do Rio da Prata – RJ