Devocional

QUANDO RECOMEÇAR NÃO É UMA OPÇÃO

Na devocional de hoje quero te falar sobre o que me aconteceu recentemente: a maternidade. De repente, me vi em um mundo de informações e sensações até então desconhecidas, que podem assustar caso não procure orientação médica… Também é assustador por ser um caminho biologicamente determinado: a criança vai nascer de você e terá que criar conexões com ela! Não tem como voltar atrás!

No entanto, esta característica não se resume à maternidade. Existem fatos e situações que não podemos voltar atrás. Palavras ditas não voltam, alguns relacionamentos não voltam, certos sentimentos quebrados não voltam a ser como antes… E isso pode gerar culpa, arrependimento, raiva, dor, cansaço. Principalmente quando, por conta dos efeitos de certas escolhas, precisamos recomeçar. Daí pode vir a ansiedade, sensação de impotência, paralisação e desgaste emocional, mental, físico etc. Percebemos, então, que no recomeço, é necessária uma força maior, que suplante o cansaço anterior e, mesmo assim, nos impulsione, pois não tem como voltar atrás.

O que fazer quando recomeçar não é uma opção? Deus disse por meio de Jeremias que saciará quem estiver cansado e fartará quem estiver exausto (Jr. 31.25). Então:

Alegre-se! Porque há promessa para você! Se esperar no Senhor Ele renovará suas forças (Is. 40.31).

Compreenda também que recomeçar não é o mesmo que começar do zero. Você não é mais a mesma pessoa de antes e possui um nível de experiência, seja ela maior ou menor. Aprenda com ela a abandonar o que te paralisa e agarre-se no que te inspira a melhorar.

Zacarias 4.10, na versão “A Mensagem”, diz: “Será que alguém ousa desprezar este dia de pequenos começos?”. Esse texto fala da reconstrução do templo por Zorobabel. Será que você tem dificuldade em recomeçar porque está desprezando um pequeno começo? Tenha atenção aos momentos mais simples de sua rotina, pois dela pode vir a motivação para um pequeno começo que pode se tornar algo grandioso, além do que você planejou, pois Deus pode fazer isso (Ef. 3.20).

Se mesmo assim ainda estiver difícil, sinta a dificuldade e, se precisar, pare um pouco e chore. Mas, depois, olhe para a situação com os olhos de Cristo. Foque na eternidade, pois, como cristãos, sabemos que nossos atos ecoam nela! Os gigantes ficam pequenos se olharmos para eles do alto…

Enquanto isso, alegre-se! Pois “aquele que estava assentado no trono disse: Estou fazendo novas todas as coisas!” (Ap. 21.5)

Pode acreditar! Ele faz.

 

Tainá Antunes
Igreja Batista na Pauliceia – Duque de Caxias – RJ