Devocional

FUNDO DO POÇO

“Ficou surpreso que poderia experimentar um terror tão extremo, mas mesmo assim estava caminhando e pensando, do mesmo modo como homens na guerra ou doentes se surpreendem ao descobrir o quanto podem suportar. “Isso vai nos enlouquecer”, “isso vai nos matar imediatamente”, dizemos, e então acontece de a gente nem enlouquecer nem morrer e ainda permanecemos firmes em nossa missão. ”

C.S. Lewis (Perelandra)

É possível aprender muitas lições com a vida de Jeremias e uma situação específica que ele passou nos ensina a recomeçar. No capítulo 38, o encontramos lançado ao fundo do poço, na lama mesmo. E quantas vezes, nós mesmos, não nos encontramos na mesma situação? Lançados à lama, no fundo do poço?

É interessante notar que quando ele estava lá, uma pessoa (Ebede-Meleque – v.7), percebe esta situação e busca formas de tirá-lo de lá, pois se permanecesse, certamente morreria. Aqui, aprendemos a importância de estarmos cercados de pessoas que nos enxerguem, percebam nossa dor, mesmo que não cheguemos a expressá-la. Mas também, de sermos as pessoas que veem quando os outros estão passando por momentos difíceis. Ebede-Meleque não tinha todos os recursos pra tirar Jeremias do fundo do poço, mas fez o quase impossível, transformou trapos velhos numa corda e o tirou de lá. Para  recomeçar é importante não caminharmos sozinhos, mas estarmos juntos de pessoas que se disponham a fazer até o que parece impossível pra nos ajudar, com os recursos que eles tem à mão e, principalmente, com muito amor prático expresso pelo cuidado. A caminhada acompanhada, se torna mais leve, a segunda milha flui melhor. Contudo, recomeçar não é apenas sair do fundo do poço. Jeremias poderia dizer que agora não ia mais se envolver com nada (e em geral, esse é nosso 1° impulso: deixar tudo pra lá, não nos envolver e assim evitar mágoas), mas o que se pode aprender com ele é que recomeçar implica em se engajar com as causas que se acredita. No caso dele, significou envolver-se com a mesma causa que o levou a ser jogado no fundo do poço: a Verdade.

Recomeçar não pode ser apenas o sair da situação extrema (o fundo do poço, a lama), mas também, o voltar a envolver-se mesmo sendo difícil. O poço vai estar ali pra nos lembrar que chegamos sim ao limite, chegamos a ficar na lama, mas que com apoio saímos de lá; e não pra abandonar tudo, porém, para novamente acreditar! E no capítulo seguinte, dessa história, poder ouvir que: ‘Mas eu o resgatarei naquele dia’, declara o Senhor; ‘você não será entregue nas mãos daqueles a quem teme. Eu certamente o resgatarei; você não morrerá pela espada, mas escapará com vida, porque você confia em mim’, declara o Senhor. Jeremias 39:17,18

Sugestão de textos para leitura:
Jeremias 38 | Jeremias 39: 17-18 | Mateus 5: 38-44 | Eclesiastes 4:9-12 | Gálatas 6:2

 

Elkênita Guedes
Coordenadoria do 29+ da JBB