Devocional

RECOMEÇAR É SEMPRE PRECISO

Se Rembrandt tivesse desistido de pintar no primeiro desenho torto, jamais teria criado “Cristo no caminho de Emaús”. De acordo com Rookmaaker, essa obra aponta para a solução de um conflito experimentado por cristãos holandeses do século XVII: pintar uma cena verdadeiramente histórica, que comunicasse uma verdade profunda e atemporal. Alguns pintores abandonaram a pintura, Rembrandt cresceu na arte superando o conflito. Saber começar de novo é fundamental para o cumprimento da vocação humana: multiplicar, encher, governar e dominar a terra (Gn 1.28). Não há outra matéria-prima para esta tarefa senão o mundo de Deus; um mundo bom (Gn 1.31), mas também quebrado, desafiador e frustrante (Rm 8.22). Neemias é um artista de ordem diferente de Rembrandt, é um tipo de artesão social, envolvido na arte da reconstrução de muros, casas, famílias e religião. E sua história nos aponta dicas para quem precisa recomeçar. É este seu caso hoje?

Neemias inicia sua trajetória-artesã reconhecendo a hora de chorar (Ec 3.4a). As notícias sobre Jerusalém o põe diante do Grande Criador para lamentar o pecado do povo, reconhecer sua corrupção e reafirmar as promessas feitas pelo Resgatador de Israel (Nm 1). Em um belíssimo soneto barroco, escreve Gregório de Matos: “Pequei, Senhor mas não porque hei pecado / de vossa alta clemência me despido / porque quanto mais tenho delinquido / vos tenho a perdoar mais empenhado.” No lamento por Jerusalém, Neemias encontra-se com o Santo, cujo empenho em perdoar salta aos olhos de seu povo desde o início de todas as coisas, quando antes de haver transgressão já havia redenção (I Pd 1.20). Em meio aos conflitos e frustrações é preciso lembrar que isolar-se do mundo quebrado não é uma opção. Neemias contou com pessoas em toda trajetória de reconstrução (Nm 2), para obter recursos, para partilhar da mesma visão e objetivo, para levantar os muros, refazer as casas e o templo de Deus.

Por fim, aprendemos com ele, que o trabalho nunca acaba, recomeçar é sempre preciso porque este mundo está quebrado e as pessoas sujeitas ao pecado (Nm 13). Fomos chamados a cultivar o mundo de Deus; como bons mordomos devemos guardar o jardim, construir famílias e casas, edificar comunidades e cuidar da criação (Jr 29.5-7). Retomamos o trabalho, dia após dia, com o objetivo de glorificar ao Senhor. Se há algo quebrado em sua vida, recomece: arrependa-se do pecado (I Jo 1.9); governe a parte do mundo que te cabe (I Tes 4.11); recobre suas forças em Deus (Is 40.31); olhe para frente (Fl 3.13,14); desfrute da vida que tem (Ec. 2.24, 25) e desenvolva a sua salvação (Fl 2.12-13). Desenhe mais um dia, pinte mais um quadro, só pare quando o Criador concluir a obra que Ele está realizando.

 

Paula Hadassa Sales
IB Redenção, Olinda/PE