Devocional

HÁ ESPERANÇA EM CRISTO!

Você já começou a ler um livro ou assistir a um filme e viu que não estava fazendo como deveria? Vamos supor que se distraiu com o celular — ou dormiu — e perdeu uma parte importante da história. Então resolveu começar de novo, voltar tudo até onde você lembra e desfrutar do jeito certo, dessa vez. Quem dera a vida fosse assim também, não é? Mesmo quando você recomeça algo na sua vida, isso não significa que a perda ou deslize anterior ficará de fato para trás. Recomeçar deixa marcas na gente e, por isso, ficar recomeçando também pode ser cansativo… a lembrança, frustração, saudade do passado ou a culpa… tudo isso pode continuar nos atingindo.

Entretanto, gostaria de compartilhar verdades que nos ajudam a recomeçar, mesmo que você já tenha tido vários recomeços na vida e as consequências do que o fizeram tentar de novo ainda estejam lá. Elas terão fim! 1Coríntios 13:10 fala que “quando vier o que é perfeito, essas coisas imperfeitas desaparecerão.” Além disso, nosso aperfeiçoamento começa nessa terra e terminará na eternidade. “Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar” (Filipenses 1:6). A verdade é que, enquanto continuamos aqui, temos uma missão. Recomeçar é possível porque há esperança em Cristo, que nos dá força e completa a boa obra em nós. CS Lewis, no livro Cristianismo Puro e Simples, explica algo interessante: “nós temos de pedir ajuda a Deus, mas pode ser que tenhamos a impressão de que a ajuda não veio ou veio em dose menor que a necessária. Na verdade, a primeira ajuda de Deus não é de cara o resultado esperado, mas a força para tentar de novo”.

Portanto, conseguir tentar de novo, já é uma dádiva. NEle, sempre há possibilidade de recomeço. Ainda naquele trecho, Lewis fala: “[…] esse processo de treinamento dos hábitos da alma é ainda mais valioso. Ele cura nossas ilusões a respeito de nós mesmos e nos ensina a confiar em Deus […]”. Então, lembra daquelas nossas feridas? Elas podem servir para entender nossa vulnerabilidade. A partir disso, poderemos viver, de uma vez por todas, dependendo única e exclusivamente dEle! Quantas vezes você já tentou recomeçar este ano? Ou até neste mês, a cada nova leitura dessa série de devocionais, já que a temática é essa. Saiba que a vontade e a força para recomeçar vêm dEle e, em Cristo, até nossos fracassos e nossas frustrações poderão glorificá-lo. Mesmo que pareça que faltam forças, mesmo que a dor ainda seja uma lembrança, sempre há esperança em Cristo! Podemos pedir por sua ajuda sem temer. E recomeçar aos pés de Cristo é bem melhor do que reiniciar como se a nossa vida fosse igual ao exemplo do filme ou livro. Pensar desta forma é saber que tudo é passageiro. Mas a gente tem vida eterna garantida numa eternidade perfeita!

 

Rayane Correia
Coordenadoria de Capacitação da JBB
Igreja Evangélica Batista em Casa Amarela – Recife