Devocional

O MAIOR SERMÃO DA HISTÓRIA

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” – Mateus 5:13,14

Estes versículos fazem parte do sermão da montanha ou sermão do monte, o qual dá início ao que entendemos ser o maior sermão da história, pregado, conduzido e ministrado pelo maior pregador da história, o nosso senhor Jesus Cristo, Aquele que é a própria Palavra encarnada, Aquele que é a verdade cujas palavras são transformadoras, cuja vida é um exemplo, cujas obras são verdadeiros milagres, cuja morte e o seu sacrifício nos trouxe a salvação.

O maravilhoso deste sermão é que o nosso senhor Jesus Cristo começa o seu ensino público, a plataforma do seu reino, falando sobre felicidade, e isso é proposital, porque o cristianismo, também tem isso como proposta, a felicidade. E quando olhamos sob a ótica humana, notamos que o ser humano tem por natureza buscar a felicidade a todo tempo, ele procura sentir-se feliz em tudo o que faz, porque de fato a felicidade traz um prazer que causa em nós uma satisfação muito grande. Por essa razão, a filosofia do hedonismo que se dedica ao prazer como estilo de vida, está tão visível hoje em dia e cada vez mais próximo do ser humano. Contudo, no que devemos refletir profundamente é: onde está esse prazer, onde está essa felicidade? Nas coisas externas, no dinheiro, no conhecimento, nos prazeres, nas viagens, no ego, na vaidade? John Piper diz que o problema não é a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer terreno, carnal, raso e passageiro.

Veja que, logo após os ensinamentos das bem aventuranças, Jesus faz duas afirmações ao nosso respeito, nos versículos 13 e 14 do Cap 5 de Mateus. “vós sois sal da terra, vós sois luz do mundo “ Jesus diz que você é, Jesus não diz, você será o sal da terra e a luz do mundo. Você é sal da terra e luz do mundo quando vê um necessitado, um excluído pela sociedade e o ajuda, seja na rua, na sua vizinhança ou até mesmo dentro da igreja. Quando você prega o evangelho sem se envergonhar, seja em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, no trem, no metrô e em muitos outros lugares, seja falando de Jesus ou agindo como Ele. Quando as suas ações falam mais que suas palavras, quando as pessoas que estão ao seu redor, veem Jesus Cristo em você, não somente pelo que você diz, mas pelo que você faz e pelo o que você é em Cristo Jesus. Você é sal da terra e luz do mundo, quando é agente de transformação de vidas e estende o Reino Deus na terra… “O tempo é chegado”, dizia Ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!” Mc 1:15.

Em Cristo,

 

Pr Alexandre Henrique Freitas
Missionário da JMN – SP