Devocional

A GRAÇA DE RECOMEÇAR

“Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem?”  (Isaías 43.19)

Quando estamos diante da oportunidade do recomeço resistimos em vivenciá-lo, pois caminhar sob a égide dessa jornada pode demonstrar que fracassamos, enlutamos, perdemos algo em algum momento.

Diante da oportunidade de recomeçar precisamos reconhecer os momentos do passado que formam nossa experiência entre momentos bons e ruins. Sim! Não há desonestidade com a nossa história em reconhecer que vivemos bons e maus momentos. Altos e baixos fazem parte da vida do homem, da humanidade.

É preciso separar os momentos bons dos ruins, não para esquecermos um e exaltemos o outro, mas sim para sabermos para onde olhar quando nos depararmos com experiências parecidas, para podermos realizar uma autoanálise e ajudar outros com seus dilemas quando for necessário. Aprendemos com erros e acertos, com ganhos e perdas, não é honesto tentarmos apagá-las.

Uma coisa, porém, é necessária para que experimentemos o recomeço: não temer o passado. O que será de nós, agora que novos desafios se apresentam? É certo que, um Deus Onisciente, nos prepararia um caminho para os momentos em que precisássemos esquecer das coisas que para trás ficarem e levantarmos a cabeça. Pois, bem! Esse caminho se chama Recomeço.

O recomeço nos ensina que o passado não é nosso lugar. Recomeçar nos dá o ultimato para que as glórias e perdas do passado fiquem marcados no passado. No futuro, lugar para onde o recomeço leva, existem novas experiências nos esperando, não vivê-las é assinar uma sentença.

Não há porque temer o recomeço. No princípio, no começo, Deus fez o céu e a terra, depois disso tudo é recomeço. Quando olhamos para o recomeço como bênção divina, entendemos que a Graça de Recomeçar foi feita para aqueles que, independente do motivo, decidiram não parar, continuaram olhando para o futuro, e lá, celebrarão dias de luta e de glória.

Acreditar em recomeços é lançar luz sobre o nosso próprio futuro. No futuro do próximo. Acreditar em recomeços é perceber que Deus acrescenta dias em nosso calendário para percebermos, justamente, que Ele é Soberano em proporcionar a Graça de Recomeçar.

Vejam, depois de tantas experiências, Ele está nos proporcionando o recomeço. Vocês não percebem? Que percebamos o recomeço vindo Dele.

 

Fernando Ecard
Missão Batista em Jardim América – RJ