Devocional

É PRECISO DIZER SIM

Talvez o caminho mais difícil seja o de recomeçar, porém é o caminho mais correto. Pedro negou a Jesus três vezes para pessoas diferentes, abriu mão do que tinha de mais precioso, o amor por proclamar o Salvador. A caminhada de Pedro com Jesus foi recheada de alegrias, tristezas, momentos de medo e superação e muito aprendizado. Podemos dizer, certamente, que era uma relação de amizade profunda, porém isso não impediu que o medo sobreviesse ao coração do discípulo.

Nessa conhecida história, podemos observar que ele teve tempo pra pensar antes de negar a Jesus pela terceira vez, pelo menos uma hora, mas isso não o impediu. Sua mente estava contaminada pelo medo, o impedindo que realizasse a atitude correta, de enfrentar aqueles que o questionavam.

O tempo passa, e Pedro amarga essas três respostas dadas, e isso o incomoda profundamente. Ele não tinha percebido, mas uma raiz tinha germinado: a culpa. Era algo que o corroía por dentro, e ele precisava fazer algo pra acabar com aquela sensação. E apenas um encontro com Jesus poderia transformar tudo.

Ao encontrar com Jesus, Pedro teve que vencer novamente o medo de encarar aquele que ele negou e responder a Cristo aquilo que de fato estava no seu coração, servir a Ele e levar a sua mensagem. Mas como isso seria possível se a culpa regada pelo medo já tinha dado frutos de tristeza pelo ato cometido, desconfiança se seria perdoado e até mesmo receio de não ser aceito novamente?

Responder a Jesus, aceitando cuidar das suas ovelhas era um recomeço, uma mudança de rota e uma transformação de realidade.  Talvez você pode ter deixado a raiz do medo se aprofundar em seu coração, e a ideia de recomeçar parece loucura ou apenas um sonho distante. Eu quero te dizer que é possível, que basta falar com aquele que mudou a história desse planeta e dizer “Sim, eu quero tentar”, “Sim, eu aceito andar contigo”, “Sim, eu também me perdoo”.

Para começar, é necessário apenas dizer sim e dar os primeiros passos para uma nova jornada, que será vívida e muito produtiva.

Texto base: Lucas 22.54-60 | João 21.15-17

 

Thiago Mercedes
Coordenador do TeenBrasil da JBB