Devocional

RESSUSCITAR, RECOMEÇAR!

O evangelho de João nos apresenta uma cena marcante: Jesus ressuscita um homem chamando-o para fora de seu túmulo. Lázaro é este homem que, no relato bíblico, ganha uma chance de recomeçar sua vida ao ser ressuscitado (Jo 11.44).

Ao observar essa e outras histórias descritas na Bíblia, podemos perceber o interesse de Jesus em proporcionar recomeços àqueles que cruzaram seu caminho. Acredito que o interesse de Jesus em proporcionar recomeços não mudou. Assim como fez com Lázaro, Jesus nos chama para fora, nos chama para recomeçar!

Ter a chance de retornar de onde parou, de tirar aquele projeto da gaveta, de dar aquele passo adiado tantas e tantas vezes e sonhar novamente é um presente dado por Deus. Por meio do recomeço, temos a oportunidade de olhar para trás, observar os erros cometidos no passado e projetar um futuro mais promissor. Isso significa que não vamos errar novamente? Claro que não, pois é bem provável que os erros apareçam neste caminho de recomeço. Todavia, se for para errarmos, que sejam novos erros.

Talvez você esteja lendo este texto e dizendo: “Mas eu já comecei, parei e recomecei umas cem vezes”. Não tem problema, tente a centésima primeira! Como diz a canção, “tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez…”

Jacob A. Riis, um fotógrafo americano, nos ajuda a compreender a importância de não desistir. Assim ele diz: “quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes, sem que uma única rachadura apareça, mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes”.

Sabemos que este processo de “começar, desistir e recomeçar” cansa e esgota nossas energias, roubando-nos a esperança. Talvez seja esse o motivo do poeta contemporâneo nos dizer em sua canção: “desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado, ainda exista amor pra recomeçar, pra recomeçar…”.

A boa notícia é que temos a quem amar e sabemos que, em Jesus, existe e sempre existirá amor para recomeçar!

Ao ressuscitar Lázaro, Jesus lhe oferece um recomeço, tirando-o da morte para vida. De igual modo, Jesus nos chama para fora, nos chama para deixarmos nossos “túmulos” e também nos convida a passar da morte para a vida. Em 1 João 3.14, o apóstolo do amor, vai nos dizer que “sabemos que já passamos da morte para vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte”.

O amor de Jesus em nós, nos possibilita passar da morte para a vida. Quem ama torna-se vivo, apto para recomeçar. Quem não ama, pode até parecer vivo, mas na verdade está morto.

Ouça Jesus te chamar: Venha para fora!

Vem ressuscitar, recomeçar!

Afinal, quem ama recomeça!

 

Nilton Junior
Líder de jovens da Igreja Batista Betânia/RJ