Devocional

DEUS É UM DEUS DE RECOMEÇOS

Deus é um Deus de recomeços, de segundas chances, de restauração, de novos capítulos. Em nenhum momento na narrativa bíblica vemos Deus dizer ao Seu povo depois de uma batalha perdida: “É isso, não tem mais jeito, não adianta tentar novamente, a derrota é certa, não há possibilidade de restauração.” Pelo contrário, quando o povo de Deus foi escravizado por grandes nações, Ele os prometeu libertação; quando o povo caiu no pecado, Ele os prometeu perdão; quando os discípulos de Jesus o abandonaram, Ele os estendeu a mão.

Podemos ter certeza de que esse caráter perdoador de Deus ainda está em atuação em nossas vidas hoje. Os recomeços oferecidos pelo Senhor não são apenas realidade do passado, mas também realidades do presente, que podemos experimentar em nossas vidas se tão somente crermos nEle!

Quando pecamos em algo que tanto lutamos para vencer, é comum termos pensamentos como: “essa foi a gota d’água para Deus, certamente ultrapassei os limites de Sua misericórdia para mim. Sem dúvida perdi minha última oportunidade de acertar.”

Comparemos, porém, esses pensamentos tão comuns para nós com a maneira que Deus agiu na vida do apóstolo Pedro.

Pedro negou a Jesus, deliberadamente, três vezes, como o próprio Senhor já havia previsto. Pedro não conteve suas lágrimas quando o galo cantou, lembrando-o de que ele havia rejeitado toda a graça que Jesus o havia dado e desonrado a missão que o havia confiado.

Pedro provavelmente perdeu toda a esperança de ser aceito de volta por Deus e ter sua honra restaurada, tanto que Ele nem sequer esteve presente na crucificação de Cristo!

Mas a Bíblia nos conta em João 21:1-14 que, ao contrário do que Pedro pensava, Jesus, após ressuscitar, foi ao seu encontro enquanto ele pescava nas margens do mar de Tiberíades e o convidou para compartilhar uma refeição; o convidou a sentar-se em Sua mesa e, novamente, desfrutar da comunhão com o Senhor. Não só isso, após Sua ascensão, Jesus também cumpriu o que havia prometido a Pedro, que a Ele seria confiado o pastoreio de Sua Igreja.

Quando Pedro sentiu-se indigno e pensou que havia exaurido as misericórdias do Senhor, Jesus mostrou-lhe que seus erros não seriam capazes de impedi-Lo de cumprir Suas promessas, e também mostrou o que o Apóstolo Paulo haveria de ensinar aos Romanos: “onde aumentou o pecado, transbordou a graça.”

Para nós que estamos em Cristo Jesus, não há mais condenação. Para nós que fomos justificados pelo Seu sacrifício, as derrotas e falhas não significam um ponto final, mas mais uma oportunidade para nos levantar e tentar mais uma vez.

Onde nossa carne vê um ponto final, o Senhor vê um recomeço. Abracemos isso, ergamos nossa cabeça, e vivamos na graça do Pai!

Lucas 22:54-62 | João 21:1-14

 

Sergio Augusto
Igreja Batista Cida Viva – PB