Devocional

RECOMEÇAR

“Sem a fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam.”  (Hebreus 11. 6)

Recomeçar. Recomeço. Ambas as palavras têm um significado de conforto, de esperança, dá o pretexto de um intervalo, ou podemos dizer um degrau mais difícil (uma doença, a perda de um amigo ou parente, um pecado…).

Quantas figurinhas poderíamos destacar para acrescentar antes dessa palavra! É uma palavra incrível, que denota determinação, persistência. Ela é forte! Mas não aumenta nossa coragem, não nos deixa mais fortes, não nos alimenta!

Talvez porque existe um propósito em recomeços, existe superação. E superação exige muita coragem, e se essa palavra não mexe com você, se ela não te desafia no seu menor ponto de fraqueza, se ela não te faz apontar para um outro ponto de referência e transformação, então outros princípios devem tomar o contexto do seu tempo e as razões para seu pulmão respirar.                                                  

Às vezes, dá de ver o recomeço como uma corrente de vento – forte e avassaladora! Para outros, é apenas uma brisa refrescante. De qualquer forma, ele vai mudar o seu estado normal! Quando olhamos para a Bíblia, é fácil perceber várias oportunidades de recomeçar que Deus permite à sua criação: Adão e Eva,  Noé. Quantos anos Deus permite que, ao acordar, um barco seja o enfeite das suas janelas? Noé teve a oportunidade de ser o pai do recomeço.

Poxa, quantos nomes mais podemos citar aqui, ainda: Jó, Abraão, Moisés, o filho pródigo. Inúmeros recomeços que vão mostrar, com clareza, fases difíceis, dias de desespero ou, simplesmente, de mediocridade. No entanto, foram justamente nesses momentos que homens e mulheres determinados entregaram seus medos e ego de lado, engoliram o orgulho e as lágrimas de lamento.

Não posso pensar em recomeçar sem imaginar as dificuldades, as lágrimas de dor, a vontade de estacionar ou de permanecer no confortável, quieto e inútil.

Podemos dizer, sim, que recomeçar vai trazer dor e desconforto! Então, é o momento de se acalmar, respirar e olhar para o objetivo… a dor vai passar e você vai ficar mais forte. Muito mais forte. Recomeçar te dá fibra e te deixa mais maduro. Recomeçar é questão de fé.

Recomeçar pode ser uma chave para muitos caminhos, para muitos objetivos, mas o maior deles deve ser Cristo Jesus. E todos os outros pautados Nele. Ele é o princípio e o fim. Mas, para nós pecadores, homens fracos, egoístas, orgulhosos, Ele é o recomeço. Ele é o Sol da manhã, Ele é o sangue no Calvário! Ele é água da vida…

Se isso não te alimenta, se isso não te instiga e desafia, se isso não te constrange, então você deve buscar outro fundamento em Cristo para recomeçar e fazer isso a razão para o seu coração continuar pulsando.

 

Sophia Maia
Coordenadora Regional Sul da JBB