Devocional

É TEMPO DE RECOMEÇAR, APÓS OS ERROS E AS PERDAS

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” – 2 Samuel 12:20

A história do rei Davi, conhecido como homem segundo o coração de Deus, é certamente uma das grandes evidências bíblicas da graça de Deus. Desde a escolha como o segundo rei de Israel, passando pela vitória improvável contra o gigante Golias e tantos outros acontecimentos marcantes. No entanto um episódio se mostra como uma grande manifestação deste favor imerecido de Deus. No livro de 2 Samuel 12, encontramos o relato da confrontação que o profeta Natã faz a Davi, com relação ao erro gravíssimo, cometido contra Urias. Relacionamento sexual ilícito, traição e homicídio, tudo no mesmo pacote. E ainda uma consequência de todo esse erro, uma gravidez.

O relato bíblico nos informa que esse bebê, fica muito doente. Agora, todos os pensamentos de Davi se voltam para a restauração da saúde do bebê. Ele passa a se derramar diante de Deus, em jejum e orações, clamando para que a criança sobreviva. Não é difícil imaginar, que enquanto buscava a cura do menino, com todas as forças da sua alma, também se penitenciasse, sentindo toda a culpa por aquela circunstância dificílima.

Os cuidados médicos da época, somados as orações e jejuns, não foram suficientes para que o bebê sobrevivesse. E agora?

Davi, ao tomar conhecimento do ocorrido, surpreende a todos. Tendo sofrido tanto, enquanto o bebê convalescia, toma uma atitude de retomada da vida. O pecado cometido e o sofrimento pela enfermidade e perda de um filho não poderiam pará-lo em relação ao que Deus tinha planejado quando o escolheu graciosamente. Mesmo com uma promessa de que dias difíceis viriam (e vieram), Davi se levanta, consola Bate-Seba e, futuramente, tem grandes sonhos para Deus, como construir o grande Templo (para o qual levantou os recursos), mesmo que não tenha podido construí-lo.

Devemos confiar verdadeiramente na graça de Deus, que perdoa pecados, em Sua compaixão que nos cura das dores da vida e em Seus propósitos que nos guia a planos que Ele mesmo preparou para nós. A despeito de todas as ameaças e consequências, devemos confiar no bom propósito de Deus e seguir em frente pela fé. Há pessoas a consolar e projetos a colaborar.

É tempo de recomeçar. Levante-se, “lave o rosto” e busque seguir na direção que o SENHOR lhe mostrar.

 

Josimar da Silva Alves
Casado com Vanessa, Pai do Arthur e Aurora
Pastor em São João de Meriti – RJ