Devocional

SEMEAR COM LÁGRIMAS

A Bíblia narra no salmo 126 a alegria da volta do cativeiro da Babilônia nos três primeiros versos. Mas o verso 4 traz um pedido a Deus. Um clamor para que Deus os tire do cativeiro. A alegria da primeira metade do salmo é uma expectativa daquilo que iria acontecer. Era uma festa programada para um grande momento que estava por vir. Vai acontecer, mas ainda não é o presente. Ainda era momento de semear com lágrimas, mas pela fé podiam vislumbrar o momento de colher com alegria!

Momentos como este em que o nosso planeta se vê em meio à pandemia do COVID-19, percebemos que o mundo inteiro está semeando com lágrimas. Temos visto tantas coisas tendo fim. Temos nos despedido para sempre de tanta gente querida. Lágrimas não nos faltam. A situação social, econômica e sanitária atual tem nos preocupado. Temos tido momentos que nunca vivemos antes, de isolamento, confinamento, angústia ao recebermos a notícia de que mais alguém próximo a nós adoeceu. É um tempo de lágrimas, muitas lágrimas.

No entanto, temos fé em um Deus que pode todas as coisas, e que mesmo em meio ao sofrimento nos ensina e nos dá forças para continuar e recomeçar. Ele nos permite semear em meio a lágrimas, mas nos alegra na certeza de que quando colhermos, o faremos com alegria. Toda provação e dificuldade são passageiras. Podemos nos alegrar em Deus, mesmo em meio à dor, pois Ele nos garante que no final, Ele mesmo enxugará nossas lágrimas.

Os tempos não têm sido fáceis. Nossa geração nunca viveu uma crise de proporções globais que alteraram o rumo das relações internacionais, que fecharam fronteiras e cancelaram milhares de eventos. Até nossas igrejas, ministérios de juventude e pequenos grupos tiveram que se reinventar nesses tempos. Foi doloroso, mas temos aprendido maneiras novas de fazermos as coisas, novas habilidades foram desenvolvidas e percebemos a importância do contato pessoal e das artes para ocupar nossa cabeça em tempos de isolamento.

Muita coisa já aconteceu. Muita tempestade, ventania, desespero e lágrimas. Mas vai passar! Deus nos conduzirá para um momento em que poderemos sorrir. Lá na frente, nos lembraremos com carinho daqueles que se foram, abraçaremos bem forte aqueles que reencontraremos. Sorriremos e nos alegraremos em Deus. Não porque superamos, mas porque Deus nos fez suportar e crescer em meio a tudo isso. Estamos semeando com lágrimas, mas colheremos com alegria!

 

Izabela Maciel e Vinicius Vargas
Missão Batista em Jardim América