Conteúdo Extra

PARA RE-COMEÇAR APERTE O RESET

Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta às obras que praticavas no princípio.   – Apocalipse 2:5
O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.  – Henry Ford

Há algum tempo atrás, em uma época que smartphones, netflix, amazon prime e youtubenem sonhavam em nascer, eu gostava de assistir filmes aos finais de semana no DVD, às vezes as mídias alugadas na locadora vinham danificadas, e em um determinado momento do filme era preciso resetar, limpar com um lenço, guardanapo ou na própria blusa e então, colocava a mídia para rodar novamente. Lembro também das vezes que me reunia com os primos para jogar o velho Playstation, nos melhores momentos do jogo, dava aquela travada e depois de muita espera, o jeito era o resetar. Mas de todas as experiências com reset, a pior é quando o computador dá aquela bugada, depois de esperar que ele volte, geralmente com medo de perder as atividades que ainda não foram salvas, o único jeito é encaminhar o indicador lentamente ao botão e resetar.

Já que esse ano a JBB vai falar de recomeços, você precisa saber que para RE-COMEÇAR é preciso apertar o reset. Resetar significa desligar e religar um computador ou equipamento, por falha ou incorreção no seu funcionamento, fazendo-o funcionar corretamente. Embora essa expressão nos remeta automaticamente aos equipamentos eletrônicos, as experiências compartilhadas servem para nos fazer lembrar a importância de resetar algumas áreas da vida. Às vezes, não adianta apenas identificar o mau funcionamento e ficar parado olhando, chama no reset se quer começar de novo.

Gosto de pensar no dilúvio (Gênesis 7) como uma ocasião que Deus decidiu resetar a humanidade; e que o filho pródigo decidiu resetar e retornar para a casa do pai (Lucas 15); em 1517 a igreja estava seguindo um caminho tenebroso a Reforma Protestante veio para resetar também. Talvez você também esteja precisando dar um reset em alguma área da sua vida e não sabe como fazer. Deixa eu te dar umas dicas:

Lembra-te, pois, de onde caíste… – precisamos Identificar o erro, a falha no funcionamento. Dificilmente pessoas que consideram estar certas, reconhecem a necessidade de recomeçar. Quando a tela buga, é hora de resetar. Sendo assim o primeiro passo para experimentar um recomeço é identificar onde está errando.

Arrepende-te… – Além de reconhecer o erro, é preciso se arrepender. Considere o arrependimento como aquela mudança de mente que nos coloca numa direção diferente. O segundo passo é não se conformar com o erro e apertar o botão que vai te permitir começar novamente.

Volta às obras que praticavas no princípio – Quem identifica o erro e se arrepende, tem oportunidade de re-começar. Quando você recomeçar, considere a intensidade, pessoas tendem a ser mais intensas quando iniciam algo novo; e a motivação, infelizmente pessoas mudam suas motivações no durante a trajetória por causa de circunstâncias adversas. Não deixe que as circunstâncias te afastem dos valores que estiveram com você desde o princípio.

Agora que você aprendeu o que precisa fazer para resetar, não perca tempo. Os erros na vida com Deus, no relacionamento com o próximo, na vida acadêmica ou profissional servirão de experiência para você RE-COMEÇAR. Não pare nem desista. Aperte o botão RESET!

 

Tony Zamba
Pastor Batista da Caroba