Devocional

NÃO VENDEMOS FERRARI GOSPEL

“Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. […] Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. […] Não sois máquina! Homens é que sois!”, Charlie Chaplin, O Grande Ditador, 1940.

“Quatorze anos depois, eu voltei para Jerusalém, […]”. Gl. 2. 1a.

A gente lê a Bíblia com pressa, às vezes. Parece bonito ler tudo em um ano. Mas toda pressa atropela alguma coisa.

O livro de Atos tem 28 capítulos bem envolventes. Tem Jesus flutuando pro Céu, apóstolo falando estranho, tradução simultânea espiritual, Paulo com escama, Paulo sem escama, gente dormindo no culto e caindo da janela e muito mais. Série de maratonar.

Mas nem sempre maratonar é bom. Porque nem todo mundo nota que a jornada de Atos se passa durante 34 anos. É um detalhe que faz diferença quando olhamos para Paulo. Quando a gente lê sua história, Paulo pode parecer uma Ferrari gospel voando para lá e para cá e fazendo uma coisa incrível atrás da outra. Mas não.

Depois de ser nocauteado por Jesus na estrada e curado a visão, Paulo quis logo falar de Jesus em Damasco, mesmo. Mas seu passado sinistro assustava as pessoas. Então ele passou três anos na Arábia. E então foi para Jerusalém arriscar falar do Jesus da estrada de novo. Não funcionou. E ele voltou para o começo, Tarso. Ficou mais um tempo ali. Até Barnabé bater na sua porta e a primeira viagem missionária acontecer.

Gálatas 2 revela que essa viagem aconteceu 14 anos depois da última tentativa em Jerusalém. Paulo precisou de tempo para recomeçar. Depois de matar o egípcio e fugir, Moisés precisou de 40 anos no deserto para recomeçar. E quem ler com calma vai conhecer uma Bíblia costurada por recomeços lentos.

Mas a gente nem sempre lê com calma. A gente faz pouca coisa com calma. A gente é cobrado a bater meta, dar resultado, mostrar serviço. Cobrado por alguém ou por nossas melhores intenções. A gente quer ser útil logo, afinal “pessoas estão indo pro inferno”.

Mas um dia a gente também erra feio como Moisés. Um dia a gente também beija a estrada como Paulo. Um dia a gente precisa recomeçar.

E antes de sair correndo, é bom respirar. Sentar. Se cuidar. Orar. Com calma. Paciência. Cautela. Sabedoria. Tirar um tempo. Tempo para recomeçar.

Talvez leve 14 anos. Ou 40. E tudo bem. Deus entendeu o tempo de Moisés. O de Paulo. Ele não despreza o tempo que um coração quebrantado e contrito precisa.

Não somos máquinas. Homens é o que somos.

Ele sabe.

 

Geandre Moret
Coordenadoria do 29+ da JBB