Devocional

GÊNESIS 39

Uma história que conhecemos bem é a de José: jovem, de apenas 17 anos, pastor de rebanhos, filho preferido de Jacó, odiado pelos irmãos e com sonhos que eram revelações concedidas pelo Senhor, mas que ainda não faziam sentido no contexto em que estava inserido. Após esses sonhos, José foi vendido como escravo e foi parar no Egito: sozinho, subjugado, num ambiente totalmente oposto do que ele estava acostumado.

Mas, por três vezes, ao longo desse capítulo e em momentos diferentes, é repetida uma frase que foi essencial para os processos de vida dele: “o Senhor estava com José” (v. 2, 3, 21).

Foi necessário que José recomeçasse no Egito e, mesmo estando num momento de dor e sofrimento, o Senhor estava com ele. Mesmo que as circunstâncias em que ele se encontrava pudessem deixar sem sentido a sua confiança nessa certeza, o Senhor permanecia com ele – e essa presença era perceptível a todos os que estavam ao seu redor, inclusive a Potifar, seu senhor.

Enquanto José permanecia seguindo e confiando em Deus, mais um problema acontece: ele é tentado pela esposa de Potifar. Mesmo se recusando a todo custo, a ponto de fugir para não cometer uma perversidade e pecar contra seu Deus (v. 9), é acusado e preso injustamente, partindo para um outro momento de recomeço, marcado pela mesma frase: “o Senhor estava com ele”.

De modo semelhante ao que aconteceu com José, nossa vida é marcada por processos e provações e, em cada um, um recomeço a ser vivido. A cada momento difícil devemos ter a certeza de que o Senhor está conosco! Ele prometeu que estaria com os Seus todos os dias até a consumação dos séculos (Mt. 28:20), e essa relação de confiança nos ordena que entreguemos o senhorio das nossas vidas a Ele, da mesma forma que José deixou, ao servi-Lo em todos os momentos, quer estivesse ao redor de pessoas, quer estivesse sozinho.

E, para cooperar com essa certeza, existe uma música dos Arrais chamada “Outono”, que nos relembra que os processos para recomeçar são repletos de dúvidas, dores, provações, tentações, cicatrizes, sofrimento, solidão. Mas, apesar de tudo isso, devemos ter a plena convicção de que “mesmo sem sentir Sua presença sei que estava aqui”.

 

Maraisa Lins
Diretoria da JUBAPE – Juventude Batista de Pernambuco