Devocional

DESACELERAR E RE-COMEÇAR

Desacelerar e re-começar.

Essas são as palavras do meu momento de vida, sabe? Nos últimos dias, percebi e cheguei a conclusão que eu preciso viver o agora, no meu tempo que não é igual ao de ninguém.

Se eu não tiver pelo menos duas ou três abas abertas no computador, se não estiver ouvindo música enquanto escrevo, ou assistindo um vídeo enquanto lavo a louça, ou respondendo alguém enquanto pesquiso algo, parece que estou perdendo tempo. Fazer apenas uma coisa virou sinônimo de fazer nada; e fazer nada, ainda que por um momento, é um pecado mortal.

Afinal, há tantos livros e tão pouco tempo. Tantos filmes, séries e reality shows, tantas novidades, tantas canções, tantas notícias, tanto a aprender, tanto trabalho, tanto, tanto, tanto…

As metas diárias estabelecidas são irreais, mas a gente não se dá conta. Já começa o dia com metas dobradas, sem nem esperar atingir pra dobrar. E não atinge, óbvio.

É simplesmente isso: por pior que eu esteja, o mundo não para. Os boletos, os jobs, os eventos “on-line”, o governo atual e suas decisões… tudo segue no ritmo normal do cotidiano desse mundão, ou seja: na velocidade da luz.

Respira, inspira.

Em uma pesquisa, descobri que Ariano Suassuna levou doze anos para terminar seu Romance d’A Pedra do Reino. Claro que há obras maravilhosas escritas num toque de caixa, coisa de um mês, uma semana, ou até um dia. Ou canções compostas em meia hora. Não é esse o ponto.

O ponto é que muitas coisas precisam de fermentação.

A criação precisa do descanso.

“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” [Gn 2:3]

Precisamos de um período para apenas, como Deus, sentar e apreciar a própria obra. Ou a obra uns dos outros, no nosso caso, para podermos assimilar e entender o outro e assim crescer.

Às vezes é preciso e é bom desacelerar e re-começar.

É a esperança te dando um sinal.

 

Sergio Almeida
Coordenador de Comunicação & Mkt da JBB