Devocional

#8 Cristo, a razão de cuidarmos de nossa mente, alma e corpo

“e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5:23)

Pare por um momento e pense sobre a palavra “cuidar”. O que ela te lembra? Alguma vez você já se sentiu cuidado por alguém ou já teve a oportunidade de cuidar de uma pessoa? Como é bom sentir que alguém se importa conosco não é? 

 

Sabia que nós somos chamados para essa missão? Em Gênesis 1:26, Deus deu ao homem a função de cuidar da criação, naquele momento, lhe deu as habilidades necessárias para essa tarefa. Mas, como sabemos, o pecado corrompeu nossa mente e coração. Juntamente com isso, a maneira como nos relacionamos com Deus, a natureza e até conosco mesmo foi afetada de maneira total.

 

Graças ao nosso Senhor, a história não acabou ali, um lindo plano já havia sido traçado por nosso Criador. Ele nos garantiu o perdão dos pecados e a restauração do nosso corpo, alma e espírito através de Cristo Jesus. A Bíblia é clara quando diz que “nele foram criadas todas as coisas”, em Colossenses 1:16. Isso significa que todas as áreas da vida humana encontram sentido de existência no Senhor Jesus, e seu sacrifício nos alcança em todas as dimensões do nosso ser. Nos traz também uma responsabilidade com a maneira como devemos viver, pois, como diz em 1 Coríntios 6:20, “fomos comprados por alto preço e por isso devemos glorificar a Deus com nosso corpo e espírito”.  

 

Podemos agora reaprender a nos relacionar de forma saudável e santa com aquilo que está ao nosso redor e em nós através do nosso relacionamento pessoal com Deus.  

 

Ao pensar sobre esse assunto, lembre que Deus deu habilidades aos homens para participarem do cuidado da criação, inclusive através de suas profissões, ministrando auxílios diversos. Usufrua disso, busque ajuda. Mas, principalmente, recorra por meio da leitura bíblica e oração àquele que sabe a medida exata do que você precisa, e que sempre está, como diz nosso querido Marcos Almeida naquela canção, “cuidando de você”.

 

Patrícia Luíza Nobre Gomes

Castanhal, Pará

Psicóloga, membro e professora de jovens da PIB de Castanhal