Devocional

#17 Reconhecendo novos tempos e novas perguntas

Texto bíblico de referência: João 4.4-26

Autor do texto: Fabiana Matias mora em Novo Hamburgo, RS. É administradora, graduada em Missiologia e cursa licenciatura em Música. Atua no setor de Eventos da União Feminina Missionária Batista do Brasil e coordena a equipe Ela, Vida & Missão, também da UFMBB

            Você é cristão há muito tempo? Pode ser que você tenha ido há inúmeros encontros que abordavam temas como: “Crente pode ficar?”, “Se eu fizer tatuagem, eu vou para o céu?”, “Colar na prova é pecado?” Sim, ficávamos horas e horas respondendo a perguntas que naquela época eram consideradas importantes. Não estou dizendo que hoje não o são, mas quantos novos questionamentos apareceram, não é mesmo? A quantas pautas sérias hoje sabemos que, como jovens cristãos, não podemos fechar os olhos.

            Em um tempo não muito distante, falar em nossas igrejas sobre política, saúde mental, abuso, discriminação racial, aborto e outros temas relevantes era considerado tabu. Hoje, se não falarmos, certamente nossos jovens encontrarão vozes por aí com inúmeras verdades. Nós sabíamos que isso estava por vir. Os falsos profetas são um prenúncio da volta de Cristo (Mt 24.11).

            Inevitavelmente, Jesus sempre é o melhor modelo a seguir. Em João 4.4-26, vemos seu encontro com a mulher samaritana. Jesus passou por Samaria, uma região que a maioria dos judeus fazia tudo o que podia para evitar passar. Ao encontrar a mulher, ele falou com ela. Logo ela, tão cheia de pecados e que nem o atendeu de imediato. Pelo contrário, levantou indagações, e podemos dizer que até demorou para entender quem era Jesus e a transformação que Ele poderia fazer em sua vida.

            Como Jesus, precisamos conversar com as pessoas, ouvir suas indagações, olhar além de seus pecados. Se for preciso, devemos ir aonde ninguém quer ir, investir tempo e atenção. Cristo ofereceu a si mesmo como solução para os problemas daquela mulher. Nós também podemos oferecer respostas àqueles que encontramos no caminho. Respostas bíblicas, profundas e funcionais. Os tempos são outros, muitas são as perguntas, mas em Deus encontraremos respostas.

            Ser alienado está fora de cogitação. Responder só o que é confortável é pouco para um cristão convicto. Este é o tempo de nos aprofundarmos nas Escrituras Sagradas. É tempo de sairmos das redes sociais para nos debruçarmos em leituras que realmente valem a pena, que nos trarão conhecimento e nos possibilitarão falar com propriedade sobre os assuntos mais densos que estão em voga. Peça ao Senhor que lhe dê sabedoria (Tg 1.5) e busque conhecimento (Pv 10.14) para compreender os novos tempos e oferecer respostas do alto.          

Motivo de oração Que cada vez mais compreendamos que viver em novidade de vida não diz respeito somente a nós, mas também àqueles que encontramos no caminho. Que tenhamos sensibilidade para identificar quem precisa ser ouvido, e sabedoria para apresentar respostas que sigam os princípios e valores revelados na Palavra.

 Colocando em prática: Que tal sentar para conversar com alguém em seu trabalho, faculdade ou até mesmo em casa? Alguém de quem você normalmente foge por saber que tem muitas perguntas que lhe causam incômodo. Talvez você ainda não tenha as respostas, mas ouvir as perguntas pode ser o começo de uma transformação de vida, da pessoa abordada e, quem sabe, da sua também.

Sugestão de música: “Tua Palavra”, Propulsão Musical (Original: “Your Words”, Third Day)

https://www.youtube.com/watch?v=d-cF9n8-aks