Devocional

#20 Reconstruindo nossa identidade em Cristo

Autora: Débora Fernandes Xavier, Vila Velha/ES, Igreja Batista do Caminho (Vila Velha), atua em sua igreja local na liderança de juventude, 1ª secretária da Juventude Batista Capixaba, atua na coordenadoria Vem Pra Vida (JBB), voluntária na equipe Ela, Vida e Missão (UFMBB).

Texto inspirativo: Salmo 139.1-18

Você já parou para pensar em quem é você? Essa pergunta pode parecer um pouco complexa e exige mesmo certa reflexão para ser respondida, mas quero pensar com você como seria possível respondê-la. A sua identidade é formada por um conjunto de características que te identificam, que mostram quem é você, a sua essência. Porém, a identidade também é uma descoberta, pois ao longo da vida vamos descobrindo e redescobrindo quem somos. O título do devocional já começa com uma palavra que indica uma ação contínua – reconstruindo –, uma reconstrução que não precisa ser feita apenas uma ou algumas vezes na vida, mas algo que é diário.

Antes mesmo de você nascer, o Senhor já tinha escrito todos os seus dias e sabia exatamente quem você seria, as características que teria, aspectos físicos, se você seria mais agitado ou mais calmo, se teria facilidade com as habilidades de comunicação, de organização, habilidade musical ou se teria dificuldade em várias áreas. O Senhor sabia também como seria o seu interior e Ele conhece melhor do que ninguém, inclusive melhor do que você mesmo (Sl 139.13).

Cristo conhece o íntimo do seu ser, Ele conhece a sua identidade. Mas, será que todos os dias você busca saber o que Ele pensa e diz sobre você? A partir do momento que permitimos que Jesus seja o Guia de nossas vidas, assumimos uma nova identidade, agora, em Cristo. Mas, às vezes, a correria do dia a dia nos sufoca e nos afasta da nossa Fonte de Vida. No lugar da paz e do contentamento, surgem a angústia e a ingratidão. Nesse momento, é necessário parar e lembrar que é preciso continuar reconstruindo a nossa identidade em Cristo em um mundo onde o caos habita, porque somente Ele é o firme alicerce.

Jesus é aquele que pode fazer tudo novo, de novo, inclusive a sua identidade. Ele é o melhor mestre de obras que existe e a reconstrução com Ele é perfeita. Para isso, é preciso buscar na Fonte, na Palavra, o que Ele mesmo diz sobre você. Conheça cada vez mais o Senhor e saberá quem você é em Cristo. Sendo assim, lembre-se: Ele é Amor e você é amado, a maior prova de amor foi entregar Jesus (Ef 2.4, Rm 5.8). Ele é Criador e você é criação de Deus, ele já sabia todos os seus dias (Ef 2.10, Sl 139.16). Ele é perdoador e você é perdoado (Cl 1.13-14). Ele é libertador e você é liberto, livre da culpa que estava sobre você (Rm 8.1-2). Ele é Pai e você é filho! Também co-herdeiro de Cristo (1 Jo 3.1, Rm 8.16-17). A Palavra traz muitas outras definições de quem é você, a vida com Cristo é uma reconstrução diária e nenhum caos é maior que Ele. Por isso, você pode buscar na Fonte todos os dias quem é você.

Motivo de Oração: Peça para que Cristo te ajude a reconstruir a sua identidade diariamente, para que lembre e relembre quem você é. Se preciso for, pergunte a Ele: quem o Senhor diz que eu sou?

Colocando em Prática: Desenhe a si mesmo, pode ser de maneira simples, e escreva ao redor o que você reconhece em si. Coloque também o que Cristo pensa sobre você. Ao longo do devocional tem algumas referências bíblicas e a leitura da Palavra te ajudará a enxergar quem você é nele.

Música para reflexão: Quem dizes que eu sou (Hillsong) – https://youtu.be/2CeP-CutFiM