Devocional

#2 Aguardando e estabelecendo uma nova ordem

Autor: Lucas Herter, Pastor na PIB em Santa Maria (RS)

Texto inspirativo: Ap 21.4-5

O período de faculdade, embora seja uma grande experiência, é um grande desafio na vida de qualquer um. Para muitos, a adaptação ao novo ambiente é extremamente difícil, assim como aprender a gerenciar o tempo, os recursos financeiros e as emoções (especialmente em semana de provas). Quando olhamos por esse prisma, fica difícil pensar que alguém escolheria livremente se submeter a isso por tanto tempo, porém as universidades continuam lotadas. A explicação óbvia para isso é que suportamos as lágrimas da vida universitária porque cremos que logo será diferente. A formatura está a alguns passos de distância. Em pouco tempo a vida mudará e tudo terá valido a pena.

Algo parecido acontece na vida do Cristão. Assim como os anos na universidade podem trazer grandes dificuldades, com “sangue, suor e lágrimas”, a vida neste mundo nos reserva grandes desafios, e é carregada de sofrimentos. No entanto, da mesma forma que um estudante persevera por saber que a formatura e uma nova fase da vida estão próximos, o Cristão persevera em sua caminhada da fé, porque sabe que Deus está preparando um novo céu e uma nova terra. É uma nova fase na vida de todo o que crê. Tudo se fará novo. As dores dessa vida serão lembranças da bondade do Senhor, o qual nos guarda na caminhada.

Em Romanos 8.18, o apóstolo Paulo nos encoraja a ter expectativa pelo futuro estado eterno, dizendo: “Considero que nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde”. Essa espera não é passiva, mas ativa. A expectativa do agir de Deus era a base para o agir de Paulo. Ele suportava os sofrimentos e se doava em prol do avanço do Reino de Deus porque tinha um “spoiler” do final da história: Jesus venceu e tudo se fez novo. Nada nessa vida pode ser maior do que aquilo que nos aguarda, sejam lágrimas e dores, bens, fama ou poder. Nossa formatura está próxima, tudo isso ficará para trás. Até lá, nos cabe confiança, esperança e dedicação à vontade do Senhor revelada a nós.

Motivo de oração: Ore para que o Senhor nos revista de confiança em suas promessas futuras, e para que essa confiança nos leve à ação no presente.

 

Colocando em prática: Escolha alguém essa semana para orar e compartilhar sobre sua esperança viva na eternidade. Peça a Deus uma oportunidade de compartilhar o Evangelho com essa pessoa. Deus se alegra em atender essa oração.

 

Música para reflexão: Vai valer a pena – Livres para adorar (https://www.youtube.com/watch?v=j5ZCckq4ai0)