Devocional

#30 Firmados no Único capaz de gerar o novo

Autor: Danilo Costa Leitão Ferreira, Dir. Executivo da Juventude Batista Maranhense

Texto inspirativo: “E Aquele que está assentado no trono afirmou” (Ap. 21:5)

 O capítulo 21 de Apocalipse, dos versículos 1-8 fala da origem e natureza da Nova Jerusalém. E inicia com o testemunho de João, de que ele viu um novo céu, e uma nova terra. E assim como a noiva se embeleza para o seu marido, Deus fará o mesmo com esta cidade para os Seus amados. Tudo que vemos de lindo nesse mundo, como montanhas, cachoeiras, árvores lindas, nuvens, neve, pôr do sol, são criação de Deus – imagine quão lindo será a cidade construída pelo Criador Divino!

Uma cidade onde mentiras não serão pronunciadas, que nenhuma palavra suja será dita, figuras imundas não serão vistas, nenhuma corrupção jamais manifesta (Ezequiel 37:23), lugar onde habitará a justiça (2 Pedro 3:13), lugar onde aqueles que foram vestidos com as vestes da salvação receberam o manto da justiça, santos cujas vidas são novas pela obra de sua atividade renovadora poderão habitar (Isaías 61:10). Nada de clamor, lágrimas, dor, pranto e morte (Isaías 65:19). A bíblia nos dá a certeza de que virá o dia que, pela Graça de Deus, essas coisas não existirão mais, não serão lembradas e jamais virão à mente (Isaías 65:17)! O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto (Isaías 25:8).

Deus é o Deus capaz de fazer novas todas as coisas. E quão prazeroso é lembrar de que esse é o nosso Deus e estamos firmados nEle. Suas palavras são verdadeiras e nelas podemos pôr toda a confiança. Ele pode tomar um homem e recriá-lo, Ele é o Deus que nos fez nova criatura (2 Coríntios 5:17), estavamos manchados com o pecado, mas com um toque de Seu dedo ficamos mais claros que o sol.

Rios de lágrimas, montanhas de ofertas, mares de sangue e colinas de incenso não serviriam para a remoção de nosso pecado; mas Jesus foi morto por nós. E a Bíblia trata de uma maneira clara, abundante e decisiva esta gloriosa verdade, de que Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, venceu a morte e ressuscitou. Porque Jesus Cristo vive, podemos crer no amanhã; porque Jesus Cristo vive, a morte não tem a última palavra; porque Jesus Cristo ressuscitou, nós temos esperança e garantia da vida eterna e é nEle que estamos firmados, no Único capaz de gerar o novo.

Paulo, escrevendo aos Coríntios, chegou a dizer o seguinte: se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,  nós somos os mais infelizes de todos os homens. Você pode ter dinheiro, você pode ter saúde, você pode ter sucesso, você pode ter fama, beleza física, você pode ter o mundo aos seus pés, mas a vida é curta. Todos vamos ter que um dia comparecer diante de Deus, e se todas as suas esperanças se limitarem apenas a esta vida, a sua esperança é vazia, a sua esperança não dá segurança para você.

Mas se você confiou em Jesus, se você crê no filho de Deus, então você tem uma viva Esperança, então você vai perceber que tem algo muito bom pela frente, por maior que seja sua luta aqui, por mais dura que sejam as suas provas aqui, você tem a certeza de que você está nas mãos do Deus vivo. Quer quebrado ou inteiro, você continua nas mãos dEle. Nos piores ou melhores dias, a mão dele continua estendida sobre você. Nas crises mais difíceis que você já viveu, Ele sempre esteve contigo. Essa é uma certeza inabalável que nada pode destruir.

“Quando o vendaval chegar, ai da árvore que não tiver sugado a seiva fresca e se prendido à rocha com muitas raízes entrelaçadas. Quando surgem as tempestades, ai do marinheiro que não tiver reforçado o mastro, lançado a âncora e nem procurado refúgio. Que nosso coração faça de Jesus a sua âncora, leme, farol, barco salva-vidas, seu ancoradouro” (Spurgeon). Que nossas vidas possam ser impactadas de tal forma com essa verdade que possamos nos levantar para impactar a nossa geração, levando a estarem também firmados nAquele que renova, transforma e muda.

 

Motivo de Oração: Orar para que nossa confiança em Cristo aumente cada dia mais