Devocional

#6 Uma promessa antiga e nova

Autor: Alex Assis, Diretor executivo da JUMAP

Texto inspirativo: “Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.  Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar” (Atos 2.16-18; 39).

Algumas palavras penetram tão profundamente o coração humano que são capazes de mudar completamente a maneira de pensar e enxergar a vida, são insights norteadores. Neste mesmo sentido, as promessas de Deus descritas nas Escrituras têm esse poder, de fazer adolescentes e jovens irem mais longe, de reformularem o sistema onde estão inseridos e fazer-lhes superar os revezes do presente. Charles Spurgeon disse: “Nada é tão excelente, tão precioso e tão doce como uma promessa de Deus”. As promessas do Senhor são remédios para as nossas doenças espirituais, alimentos para nutrir a nossa alma e estímulos para as nossas orações.

Ao lermos o texto base de hoje, enxergamos um jovem brilhante proferindo uma das pregações mais significativas e emblemáticas descritas na Bíblia. Após o pentecostes, Pedro toma a palavra e convoca aquela geração ao arrependimento, a olharem Jesus como fonte de salvação, cura e esperança. A pregação explodiu como uma dinamite no coração da multidão. Produziu uma compulsão na alma dos ouvintes[1]. A palavra grega akousantes significa “ferir”, é um termo usado para expressar emoções dolorosas, que penetram profundamente, que produzem uma marca permanente. Foi esse o impacto da mensagem do jovem Pedro, mais de três mil pessoas conheceram o evangelho, foram batizadas e marcadas (akousantes) pela eternidade.

Atualmente, muitos jovens têm vivido suas vidas como se estivessem em um carro desgovernado ladeira abaixo, sendo guiados pelo acaso, na esperança de que no final da descida o muro não seja tão implacável. Contudo, a boa nova do evangelho é que existe um resgatador para o nosso percurso desastroso, existe desígnio para a nossa história cheia de rotas equivocadas. Deus tem um plano maravilhoso para cada um de nós, Ele pode alterar o curso da nossa existência e nos levar de volta ao caminho certo.

Deixe que a Palavra do Criador reformule o seu jeito de pensar e enxergar a vida. Que os insights divinos produzam crescimento. Permita viver as velhas/novas promessas de Deus no seu dia a dia. Ore ao Senhor confessando seus pecados e coloque sua vida a disposição do Reino. Sem dúvida, quando estamos debaixo da graça de Cristo, Deus faz coisas magníficas em nós, Ele transforma o que é imperfeito em algo excepcional. A realidade mais complexa e sombria é redefinida quando ela está nas mãos de Jesus.

 Motivos de oração:

  • Ore pela sua salvação, o texto de Filipenses 2.2 diz para desenvolvermos a nossa salvação com temor e tremor. Honre a Deus por essa dádiva na sua vida.
  • Ore no dia de hoje por dois amigos que ainda não conhecem a Jesus, pessoas que ainda não foram impactadas pelo poder da Palavra de Deus.

Colocando em prática:

  • Se você ainda não aceitou a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, faça isso nesse momento. Vá para um lugar reservado e expresse a Deus o desejo do seu coração de ser transformado por Ele.
  • Agora, se você já é convertido, compartilhe um vídeo do app do “Yes He is” com 2 amigos

Música para reflexão: Oração – Nós em Um (https://youtu.be/co-QC3ZA-0s )

[1] LOPES, Hernandes Dias. Atos; A Ação Do Espírito Sando Na Vida Da Igreja. São Paulo: Hagnos, 20012, p.63.