Roteiros

PG ADOLESCENTES – Força e coragem!

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:9

Elisiane Röper Pescini

Primeira Igreja Batista de Curitiba – Paraná

Rede Família – Coordenação do Curso AGE: princípios Bíblicos na Educação de filhos.

Quebra gelo: Instrua que os participantes se organizem em duplas. Cada participante se senta no chão de costas para sua dupla e, se apoiando nas costas do outro, os dois devem se levantar sem apoio das mãos. Só usando as costas da sua dupla.

Moral da história: Sozinho é muito difícil levantar-se sem apoio, mas quando nos impulsionamos com o suporte de alguém, temos mais chance de sucesso.

Atenção aos detalhes: alguns podem não se sentir confortáveis em participar. É legal respeitar! Quanto às duplas, vale cuidar para que se formem meninos com meninos e meninas com meninas, para evitar acidentes ou inconvenientes.

Músicas:

  1. Desenvolvendo amor – Morada

  1. Há Poder – Hillsong Em Português

 Você já se sentiu apavorado alguma vez? Medo por uma situação ou lugar? Quem nunca? No texto que abre esse devocional, Deus fala insistentemente para Josué ser forte e corajoso! Josué tinha um desafio enorme pela frente, conquistar uma terra com gigantes e ensinar um povo que foi escravo por 400 anos a ser proprietário de uma terra rica e produtiva. O curioso é que Josué não era jovem quando Deus falou isso. Ele era um querido de 80 anos. Entretanto é muito fácil ler a história desse homem e ter a falsa impressão que ele está no auge dos seus 18 ou 20 anos. Isso porque Josué se mantinha jovem pela motivação de viver aquilo para o qual foi criado. 

O Brasil tem em seu berço esplêndido nada menos que 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Esse é um dado do Atlas das Juventudes, produzido em 2021. É a primeira vez na história do nosso país um número tão grande de jovens. Entretanto, essa mesma pesquisa traz uma preocupação de que, apesar de uma janela de oportunidades como essa para um upgrade econômico e social, o contingente de jovens brasileiros pode reduzir à metade até o final do século. Isso porque faltam políticas públicas, programas de saúde e falta renda qualificada e sustentável que contemplem essa população. Isso sem falar das questões de segurança, que em 2019 os jovens representaram mais de 70% das vítimas de intervenções policiais.

Como seria se até o final do século a juventude fosse empoderada pelo Senhor? Será que estaria em risco de redução de sua população? Ou teria um vigor de juventude até os 80 anos? Se você recebesse do Senhor esse encorajamento de ser forte e corajoso, como seria? Será que você iria incluir na sua agenda um tempo maior para um super treino para ficar maromba? Quem sabe, buscar uns suplementos para ajudar no ganho de massa e na recuperação muscular? Curioso que o suplemento que Deus receitou a Josué foi o de não deixar de falar e meditar nas palavras do Livro da Lei, dia e noite. Só assim ele seria bem sucedido (v.8), como de fato foi. 

Talvez Deus esteja te chamando para um desafio que te pareça assustador. Então hoje Ele está te dizendo seja forte e corajoso! Eu estarei com você por onde quer que você andar. Então não há o que temer. É só tomar o mesmo suplemento poderoso de Josué: ler e meditar dia e noite na palavra de Deus. Como? Reflita, se coloque na cena, se compare, ore a palavra, converse com o autor.  A tua força e coragem não vem de uma força de resistência, mas de Deus. É uma força estratégica, criteriosa, sagaz, mas obediente a Ele e à Sua vontade. Invista nesse relacionamento com Deus, medite em Sua palavra e compartilhe com pessoas as tuas experiências com Ele. Não tenha medo de viver coisas incríveis com o teu Deus. Não tenha medo de falar com seus amigos sobre o que você tem vivido com Deus. Não tenha medo de não ser aceito ou ser excluído do teu grupo. Tenha uma fé robusta! Influencie pessoas! Deixe que as pessoas vejam Cristo em você. Seja forte e corajoso!

Perguntas de reflexão: De que maneira Deus já te mostrou como Ele quer te usar? O que no serviço ao Senhor te apavora? O que te falta para acreditar que em Deus você pode ser forte e corajoso?

Oração: Pela saúde emocional de adolescentes e jovens, para que se sintam fortes e corajosos em todas as áreas da sua vida e possam viver experiências extraordinárias com o Senhor. Vamos orar também por cada participante que sente Deus o chamando para viver novos desafios, mas sente-se tímido, inseguro ou incapaz, que o Senhor faça de novo e os torne também fortes e corajosos, como foi com Josué.

 

Sugestão: COMO ORAR A PALAVRA – Douglas Gonçalves