Sermão

PG ADOLESCENTES – Identidade Parte 2

Romanos 8.17-18

“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”

Tudo se faz novo uma vez que sabemos que nossa identidade é de filhos e recebemos presentes incríveis que somente um Deus Pai poderia nos dar:

Pertencemos a uma família: agora somos recebidos em um ambiente de acolhimento e cuidado. Ser parte de uma igreja, é ser parte da família de Deus, é saber que temos um ambiente com irmãos que possuem o mesmo sangue de Cristo. Não somos apenas acolhidos fisicamente, mas também nossas dores, dúvidas e angústias também o são. Não dê ouvidos a mentiras, a igreja foi fundada por Jesus (nosso salvador e irmão mais velho) para que possamos nos encontrar e juntos comer a mesa, com o Pai.

Temos relacionamento com o Pai: Deus quando nos criou a sua imagem e semelhança, possibilitou que pudéssemos conversar e ter uma relação de Pai e filhos. Aquele que conhece todas as coisas e nos ama tem prazer em se relacionar conosco. Lembra de Adão e Eva, que se encontravam com o Deus todos os dias? Ele quer conversar com você todos os dias, ouvir sua voz e caminhar com você. Não acredite quando dizer que seu Pai é distante e não se preocupa com essa Terra, Ele é dedicado e atento aos detalhes da sua vida.

Ele nos dá um futuro: Ele nos apresenta em sua Palavra que temos uma morada e que N’ele podemos descansar. Muitas vezes estamos em meio a tempestades que não nos permitem descansar, ficamos cansados e desgastados, sem vontade de prosseguir. Precisamos lembrar que Ele é o dono de tudo da tempestade e do barco, assim podemos confiar N’ele em todo tempo. Olha o que Ele nos diz em Jeremias 29.11 “Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.”

Viva como filho de Deus como você é, e descubra através da Bíblia ainda mais bençãos que Ele nos reservou.

 

Perguntas:

1- Quais são as suas dificuldades de participar da família de Deus?

2- O que pode ajudar no seu relacionamento com Deus?

3- O que geralmente abala sua confiança em Deus?

4- O que te impede de viver plenamente como filho de Deus?

 

 

 

Músicas que ajudem na reflexão do tema

Adotado como filho – Nic e Rachael Bilman:  https://youtu.be/ALL-_PeMves

O sentido da vida  – https://youtu.be/UPE_FKSIgIs

Quebra gelo – Lembrando do que me disseram

 

O objetivo do jogo é que os participantes lembrem-se de tudo que foi falado pelos participantes.

O jogo começa por uma pessoa do grupo que fala qualquer palavra que se conecte com a palavra Filho (a ideia é começar pela palavra-chave do encontro), o próximo fala algo que conecta a segunda palavra falada, e o próximo, e o próximo… e assim podem fazer algumas rodadas (quanto mais, será mais difícil).

 

Ao fim da última rodada (quarta ou quinta por exemplo), devem retornar da última palavra dita até chegar ao filho, cada participante na ordem contrária relembrando da palavra que eles mesmos falaram.

 

Muitas palavras podem ser ditas, muitas coisas podem acontecer no dia a dia, mas precisamos lembrar que somos filhos, e isso não pode ser esquecido jamais.

 

Motivos de oração relacionados ao tema

 

1- Para que Deus abençoe a igreja, todas as pessoas que fazem parte e as que irão fazer.

2- Para que possamos viver um relacionamento real e profundo com Deus.

 

Informações do autor do texto:

Thiago Mercedes

Pastor e coordenador dos adolescentes Batistas do Brasil pela JBB

Coordenação do instituto TeenStreet Brasil