Roteiros
PG MENINAS – Continue se revestindo
Texto bíblico de referência: Efésios 4.22-24
Informações do autores do texto:
Isabel Rocha Gonzaga, Goiânia, GO – PIB em Goiânia.
Líder de MR, auxiliar no Ministério Infantil, pianista, parte da equipe Ela, Vida & Missão – @elavidaemissao, da UFMBB.
Esther Capra Jacques de Freitas, Osório, RS – PIB em Tramandaí.
Líder de MR, auxiliar no Ministério Infantil, membro do conselho missionário, parte da equipe Ela, Vida & Missão – @elavidaemissao, da UFMBB.
Quebra-gelo: “QUEM NUNCA?”
A condutora fará 5 perguntas, e cada vez que a jovem já tiver feito algo que está sendo dito, deverá abaixar um dos dedos. Não se trata de uma competição, mas, para incentivo, pode considerar como vencedora a jovem que terminar com o maior número de dedos em pé. Se quiser, leve um chocolate para presenteá-la.
Separe 5 fotos de coisas que as jovens gostam ou podem já ter gostado. Por exemplo: uma mulher na academia, um prato de salada, um livro de romance, um filme adolescente e uma calça neon.
Em seguida, pergunte: “Quem nunca gostou, viu ou usou aqueles itens mostrados nas fotos?” Apresente um de cada vez. Ex: “Quem nunca prometeu ir todos os dias à academia?”
Para finalizar, faça a seguinte pergunta: “Por que abandamos muitas dessas coisas? Possivelmente, começamos a praticar outros hobbies, gostar de outras roupas etc. Com o tempo, nossas práticas mudam, porque nós mudamos.”
- Proposta de música: “Teu amor me refaz”, Diante do Trono. Disponível em: https://youtu.be/GPd9udcYQkA e https://youtu.be/FC8J1O8Ve3M.
- Texto inspirativo para reflexão do tema:
Paulo traz na Epístola aos Efésios conteúdos doutrinários e práticos, pois precisava instruir aqueles irmãos a continuarem buscando a Verdade com perseverança no meio de um povo totalmente pagão, que adorava diversos deuses e vivia alienado de Deus. Essa carta fortaleceu o povo de Deus naquela região e o ajudou a permanecer colocando em prática os princípios cristãos que ele havia aprendido.
Se você, jovem, já disse “sim” a Cristo e o reconheceu como seu Senhor e Salvador, a partir dessa decisão – que é a mais importante da sua vida –, você deixou para atrás a velha natureza, isto é, já não é mais escrava do pecado. Você renasceu para uma nova vida orientada pelo seu Amado. Você já experimentou o primeiro amor, um amor verdadeiro, que só encontramos em Jesus. Possivelmente, estar na casa de Deus, servi-lo e cooperar com seus novos irmãos se tornou algo prazeroso, que a deixava feliz. Você buscou obedecer aos mandamentos do Mestre no seu dia a dia, no trabalho, na faculdade/escola e em casa. Mas com o passar do tempo, você foi assumindo cada vez mais responsabilidades, não só ministeriais, mas em sua vida como um todo, e pode ser que o seu relacionamento com o Senhor, em meio a tantas responsabilidades, tenha ficado em segundo plano. Afinal, às vezes, como tolas, pensamos que há outras coisas mais urgentes do que fazer um simples devocional.
Deixar que as responsabilidades e muitas preocupações tomem um lugar predominante em nossa vida facilmente nos leva ao esfriamento espiritual, que, com o tempo, faz com que nos acostumemos com o pecado e normalizemos as “pequenas corrupções”, tornando-nos vulneráveis e, muitas vezes, trazendo à tona hábitos da velha natureza. Em suma, podemos cair no erro de, muitas vezes, deixarmo-nos distanciar de Deus, tendo a mesma atitude que fez Marta ser repreendida por Jesus, a tal da ansiedade e as muitas responsabilidades que abraçamos (Lc 10.41-42). Isso é bem triste, não é mesmo?
No texto bíblico que usamos como base, Paulo nos chama a sermos renovadas no modo de pensar. Assim, precisamos entender que só pensaremos de forma diferente se buscarmos conhecer mais o Senhor, se nosso tempo com Ele for uma prioridade. Ainda que estejamos submersas nos muitos afazeres, ainda que a ansiedade esteja à flor da pele, nem tudo está perdido. Continue se revestindo! Ainda que o primeiro amor tenha esfriado, busque mais do Senhor. Deixe que Cristo seja a bússola para todos os seus relacionamentos, decisões, sonhos e atitudes. As suas preferências podem mudar com o tempo, mas Cristo permanece o mesmo, e o seu amor por Ele também deve ser constante e inegociável.
Em Efésios 4.25-31, o apóstolo Paulo apresenta algumas dicas de como os cristãos em Éfeso poderiam se revestir da nova natureza em Cristo:
Velha natureza que precisa ser despojada |
Nova natureza de que precisamos nos revestir |
Roubo |
Trabalhar e ajudar os necessitados |
Palavras obscenas ou insultos |
Falar palavras bondosas e incentivadoras |
Amargura, ira e calúnia |
Ter compaixão, agir com bondade e perdoar |
Não volte à antiga maneira de viver. Ainda que, em algum momento, os seus pensamentos tenham sido deturpados, ainda que suas atitudes tenham sido corrompidas, Deus não rejeita um coração quebrantado e contrito. O amor de Deus é capaz de nos refazer. Ele é disposto a perdoar todo aquele que se arrepende e se volta para Ele. Não perca tempo, querida, esteja atenta ao que o profeta Isaías deixou como alerta: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6). Não deixe para buscá-lo amanhã. Arrependa-se! Cresça em graça e conhecimento, e revista-se hoje.
Perguntas:
- Como você se enxerga hoje como seguidora de Jesus: como Marta (extremamente ocupada) ou como Maria (priorizando o tempo com Deus)?
- Quais são as maiores dificuldades atuais para mudar sua maneira de viver? (Caso não queiram falar, podem escrever, apenas para reflexão pessoal.)
- Paulo listou algumas coisas das quais precisamos nos despojar e outras para nos revestirmos. De forma prática, quais atitudes podemos acrescentar à lista de Paulo?
Motivos de oração: Para que haja um arrependimento genuíno e, assim, tenhamos sede pela Palavra de Deus, a fim de o conhecermos mais e entendermos a maneira como Ele espera que vivamos.
Sugestão de outros materiais pra aprofundar o tema (livros, artigos, filmes, vídeos, podcast, etc).
Livro “Renovadas”, Jen Wilkin (Editora Fiel).
Vídeo “Como é ser livre do pecado nesta vida”, Jen Wilkin. Disponível em: https://youtu.be/yJh2TNqb9Tg.