Roteiros

PG MENINAS – Continue se revestindo

 

Texto bíblico de referência: Efésios 4.22-24

Informações do autores do texto:

Isabel Rocha Gonzaga, Goiânia, GO – PIB em Goiânia.
Líder de MR, auxiliar no Ministério Infantil, pianista, parte da equipe Ela, Vida & Missão – @elavidaemissao, da UFMBB.

Esther Capra Jacques de Freitas, Osório, RS – PIB em Tramandaí.
Líder de MR, auxiliar no Ministério Infantil, membro do conselho missionário, parte da equipe Ela, Vida & Missão – @elavidaemissao, da UFMBB.

Quebra-gelo: “QUEM NUNCA?”

A condutora fará 5 perguntas, e cada vez que a jovem já tiver feito algo que está sendo dito, deverá abaixar um dos dedos. Não se trata de uma competição, mas, para incentivo, pode considerar como vencedora a jovem que terminar com o maior número de dedos em pé. Se quiser, leve um chocolate para presenteá-la.

Separe 5 fotos de coisas que as jovens gostam ou podem já ter gostado. Por exemplo: uma mulher na academia, um prato de salada, um livro de romance, um filme adolescente e uma calça neon.

Em seguida, pergunte: “Quem nunca gostou, viu ou usou aqueles itens mostrados nas fotos?” Apresente um de cada vez. Ex: “Quem nunca prometeu ir todos os dias à academia?”

Para finalizar, faça a seguinte pergunta: “Por que abandamos muitas dessas coisas? Possivelmente, começamos a praticar outros hobbies, gostar de outras roupas etc. Com o tempo, nossas práticas mudam, porque nós mudamos.”

  1. Proposta de música: “Teu amor me refaz”, Diante do Trono. Disponível em: https://youtu.be/GPd9udcYQkA e https://youtu.be/FC8J1O8Ve3M.
  2. Texto inspirativo para reflexão do tema:

Paulo traz na Epístola aos Efésios conteúdos doutrinários e práticos, pois precisava instruir aqueles irmãos a continuarem buscando a Verdade com perseverança no meio de um povo totalmente pagão, que adorava diversos deuses e vivia alienado de Deus. Essa carta fortaleceu o povo de Deus naquela região e o ajudou a permanecer colocando em prática os princípios cristãos que ele havia aprendido.

Se você, jovem, já disse “sim” a Cristo e o reconheceu como seu Senhor e Salvador, a partir dessa decisão – que é a mais importante da sua vida –, você deixou para atrás a velha natureza, isto é, já não é mais escrava do pecado. Você renasceu para uma nova vida orientada pelo seu Amado. Você já experimentou o primeiro amor, um amor verdadeiro, que só encontramos em Jesus. Possivelmente, estar na casa de Deus, servi-lo e cooperar com seus novos irmãos se tornou algo prazeroso, que a deixava feliz. Você buscou obedecer aos mandamentos do Mestre no seu dia a dia, no trabalho, na faculdade/escola e em casa. Mas com o passar do tempo, você foi assumindo cada vez mais responsabilidades, não só ministeriais, mas em sua vida como um todo, e pode ser que o seu relacionamento com o Senhor, em meio a tantas responsabilidades, tenha ficado em segundo plano. Afinal, às vezes, como tolas, pensamos que há outras coisas mais urgentes do que fazer um simples devocional.

Deixar que as responsabilidades e muitas preocupações tomem um lugar predominante em nossa vida facilmente nos leva ao esfriamento espiritual, que, com o tempo, faz com que nos acostumemos com o pecado e normalizemos as “pequenas corrupções”, tornando-nos vulneráveis e, muitas vezes, trazendo à tona hábitos da velha natureza. Em suma, podemos cair no erro de, muitas vezes, deixarmo-nos distanciar de Deus, tendo a mesma atitude que fez Marta ser repreendida por Jesus, a tal da ansiedade e as muitas responsabilidades que abraçamos (Lc 10.41-42). Isso é bem triste, não é mesmo?

No texto bíblico que usamos como base, Paulo nos chama a sermos renovadas no modo de pensar. Assim, precisamos entender que só pensaremos de forma diferente se buscarmos conhecer mais o Senhor, se nosso tempo com Ele for uma prioridade. Ainda que estejamos submersas nos muitos afazeres, ainda que a ansiedade esteja à flor da pele, nem tudo está perdido. Continue se revestindo! Ainda que o primeiro amor tenha esfriado, busque mais do Senhor. Deixe que Cristo seja a bússola para todos os seus relacionamentos, decisões, sonhos e atitudes. As suas preferências podem mudar com o tempo, mas Cristo permanece o mesmo, e o seu amor por Ele também deve ser constante e inegociável.

Em Efésios 4.25-31, o apóstolo Paulo apresenta algumas dicas de como os cristãos em Éfeso poderiam se revestir da nova natureza em Cristo:

Velha natureza que precisa ser despojada

Nova natureza de que precisamos nos revestir

Roubo          

Trabalhar e ajudar os necessitados

Palavras obscenas ou insultos   

Falar palavras bondosas e incentivadoras

Amargura, ira e calúnia    

Ter compaixão, agir com bondade e perdoar

Não volte à antiga maneira de viver. Ainda que, em algum momento, os seus pensamentos tenham sido deturpados, ainda que suas atitudes tenham sido corrompidas, Deus não rejeita um coração quebrantado e contrito. O amor de Deus é capaz de nos refazer. Ele é disposto a perdoar todo aquele que se arrepende e se volta para Ele. Não perca tempo, querida, esteja atenta ao que o profeta Isaías deixou como alerta: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6). Não deixe para buscá-lo amanhã. Arrependa-se! Cresça em graça e conhecimento, e revista-se hoje.

 Perguntas:

  1. Como você se enxerga hoje como seguidora de Jesus: como Marta (extremamente ocupada) ou como Maria (priorizando o tempo com Deus)?
  2. Quais são as maiores dificuldades atuais para mudar sua maneira de viver? (Caso não queiram falar, podem escrever, apenas para reflexão pessoal.)
  3. Paulo listou algumas coisas das quais precisamos nos despojar e outras para nos revestirmos. De forma prática, quais atitudes podemos acrescentar à lista de Paulo?

 Motivos de oração: Para que haja um arrependimento genuíno e, assim, tenhamos sede pela Palavra de Deus, a fim de o conhecermos mais e entendermos a maneira como Ele espera que vivamos.

Sugestão de outros materiais pra aprofundar o tema (livros, artigos, filmes, vídeos, podcast, etc).

Livro “Renovadas”, Jen Wilkin (Editora Fiel).

Vídeo “Como é ser livre do pecado nesta vida”, Jen Wilkin. Disponível em: https://youtu.be/yJh2TNqb9Tg.